UFMG tem chamadas abertas para pesquisas relacionadas à IA responsável

Editais são destinados a doutorandos e docentes da Universidade, bem como pesquisadores de instituições estrangeiras residentes e atuantes no exterior

IA é definida como a simulação da inteligência humana em máquinas
IA é definida como a simulação da inteligência humana em máquinas Foto: Kohji Asakawa | Pixabay

Até 15 de maio, a Pró-reitoria de Pós-graduação da UFMG recebe inscrições para três chamadas internas com o tema Inteligência Artificial responsável no mundo contemporâneo, destinadas ao apoio à realização de doutorado sanduíche e de estágio pós-doutoral no exterior e seleção de pesquisador visitante no Brasil. As bolsas são oferecidas no âmbito do Programa Fapemig de Fomento à Internacionalização das Instituições Científicas e Tecnológicas do Estado de Minas Gerais  (ICTMGs).

A inteligência artificial (IA) é definida como a simulação da inteligência humana em máquinas, incluindo aprendizado, raciocínio, percepção e as tecnologias relacionadas. “A proposta reconhece a importância da incorporação da IA em uma abordagem transdisciplinar e, considerando o estágio de desenvolvimento deste tema em nossa instituição, a necessidade de identificar e unir diferentes atores (programas de pós-graduação, docentes e discentes) em uma rede de colaboração institucional e internacional”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação da UFMG Isabela Almeida Pordeus.

“O projeto foca sua atuação na mobilidade acadêmica, que contempla ações externas e internas, envolve, portanto, o corpo docente e discente da UFMG, bem como pesquisadores renomados atuando em instituições estrangeiras”, observa.

Nesta semana, dirigentes da Universidade de Southampton, do Reino Unido, discutem com gestores e professores da UFMG a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas conjuntas sobre IA aproveitando as oportunidades abertas por instrumentos de financiamento, como a própria chamada da Fapemig.

O pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Eduardo Soares Neves Silva, chama a atenção para o impacto prático que a IA pode ter na sociedade e no planeta, com a percepção de riscos associados a essas tecnologias, tais como resultados discriminatórios associados ao uso de algoritmos. “Uma tendência crescente é o que se chama de IA responsável, ou seja, demandar que os algoritmos não apenas apresentem desempenho em medidas tradicionais, mas também sejam socialmente benéficos, justos, seguros, auditáveis, acessíveis, preservem a privacidade e satisfaçam critérios de excelência científica”, diz.

Chamadas
A chamada para doutorado sanduíche no exterior é destinada a estudantes regularmente matriculados em cursos ofertados por programas de pós-graduação da UFMG. A duração das bolsas é de seis meses, no período de novembro de 2024 a outubro de 2025, sem possibilidade de renovação.

Já a chamada para estágio pós-doutoral é aberta a docentes em efetivo exercício nos programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais da UFMG. A duração das bolsas também é de seis meses, dentro do mesmo período, sem possibilidade de renovação.

Na modalidade pesquisador visitante no Brasil o público-alvo são pesquisadores de renome internacional, atuantes e residentes no exterior, que serão selecionados para proferir cursos, treinamentos, palestras ou seminários em visitas de curta duração à Universidade. As inscrições desses pesquisadores devem ser feitas por docentes em efetivo exercício na UFMG.