UFMG vai sediar reunião anual da SBPC em 2017

UFMG sedia evento no ano em que completa 90 anos de fundação
UFMG sedia evento no ano em que completa 90 anos de fundação Foca Lisboa / UFMG

Em 2017, ano em que completa nove décadas de fundação, a UFMG sediará, de 16 a 21 de julho, a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Esta será a quinta vez que a Universidade recebe o maior evento científico da América Latina – além da 17ª edição, em 1965, sediou as reuniões anuais de 1975, 1985 e 1997. “Essa marca nos enche de orgulho, pois receber a SBPC é sempre uma honra”, diz o reitor Jaime Ramírez, em edição especial do Boletim, elaborada para apresentar a candidatura da UFMG à direção da SBPC.

“Na prática, a missão e os valores da SBPC não diferem em nada da missão e dos valores da UFMG, e isso está registrado nos vários momentos em que as histórias das duas instituições se entrelaçaram”, observa Jaime Ramírez.

No mesmo artigo, o Reitor afirma que a contemporaneidade impõe o desafio, importante e urgente, de discussão e definição “sobre o ethos das instituições ditas responsáveis pela produção do conhecimento científico”. Em sua opinião, a universidade pública brasileira não pode se furtar ao debate de seu tempo, uma vez que “a produção do conhecimento e a reflexão crítica são dimensões essenciais do projeto da universidade contemporânea.”

Ao comemorar 90 anos, a UFMG irá, segundo o Reitor, intensificar esse debate, em sintonia com a SBPC. “O que construímos e conquistamos deve servir de combustível e inspiração para refletirmos sobre o presente e o futuro”, resume.