Extensão

UFMG acolhe artesanato e música do Jequitinhonha a partir de segunda-feira

Tradicional feira de produtos deverá reunir cerca de 15 mil pessoas no campus Pampulha

Evento valoriza produção artesanal da região
Evento valoriza produção artesanal da região Foca Lisboa / UFMG

De 7 a 12 de maio, cerca de 90 artesãos de 25 municípios do Norte de Minas vão expor e vender sua produção na 19ª edição da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha da UFMG. O evento, que também contará com apresentações musicais de artistas da região, será realizado na Praça de Serviços, no campus Pampulha.

Cerca de 15 mil pessoas deverão visitar os estandes em que estão expostos cerâmicas, cestarias, bordados, acessórios, tecelagens, esculturas e pinturas produzidos da região. Segundo a coordenadora do evento, professora Maria Aparecida Moura, diretora de Governança Informacional da UFMG, a atividade artesanal ocupa importante lugar na economia regional, com forte participação de mulheres reunidas em grupos produtivos e associações. Só no evento da UFMG estarão representadas 42 entidades. “A feira é um ambiente rico para experiências, compartilhamentos e para a cultura. Ela fortalece a parceria de tantos anos entre a UFMG e os artesãos”, destaca Aparecida Moura.

Homenagens
Ponto alto do evento é a homenagem feita aos artesãos que contribuem para perpetuar seu ofício. Nesta edição, as homenageadas são as mestras Maria Terezinha Alves, de Presidente Kubistchek, e Maria das Dores Santos, de Berilo. “Elas detêm e transmitem os saberes tradicionais para as novas gerações”, afirma a também coordenadora do evento, Marizinha Nogueira.

A Feira do Jequitinhonha é promovida pela Pró-Reitoria de Extensão em parceria com a Diretoria de Ação Cultural, com a Diretoria de Governança Informacional (Programa Saberes Plurais) e com o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. 

Os estandes poderão ser visitados de segunda a sexta, das 9h às 17h, e no sábado, das 9h às 14h. Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook, na rede social da Diretoria de Governança Informacional ou solicitadas pelo e-mail feiradeartesanatojequitinhonha@gmail.com.

Programação cultural
07/05 (segunda-feira), às 12h30, na Praça de Serviços
Abertura: Nino Aras, com o show musical Gracinha

09/05 (quarta-feira), às 12h30, na Praça de Serviços
Apresentação musical: Letícia Leal

10/05 (quinta-feira), às 17h30, na Praça de Serviços
Bilora, com o show musical Balanceou

Com Assessoria do Programa Polo do Jequitinhonha