Ensino

Últimas vagas: Mostra Sua UFMG no campus Montes Claros recebe inscrições até 10 de abril

Participação é aberta a estudantes com e sem vínculo escolar; pela primeira vez, evento de apresentação dos cursos de graduação será realizado no ICA

Estudantes do ensino médio poderão conhecer a estrutura de ensino, pesquisa e extensão do campus Montes Claros Foto: Lucas Braga | UFMG

Ainda restam vagas para participação na primeira edição da Mostra Sua UFMG em Montes Claros, que será realizada no dia 13 de abril, das 9h às 17h, nas dependências do Instituto de Ciências Agrárias (ICA). As inscrições podem ser feitas até 10 de abril – tanto por escolas que oferecem o ensino médio quanto por estudantes sem vínculo escolar –, no site do evento. Efetuada a inscrição, a instituição ou estudante receberá, por e-mail, uma mensagem de confirmação.

Durante a Mostra, os visitantes poderão interagir com professores e estudantes nas palestras e salas interativas montadas nas instalações do ICA. A estrutura de ensino, pesquisa e extensão da UFMG em Montes Claros ocupa área de 238 hectares, com fazenda experimental, auditório, laboratórios de informática, biblioteca, 32 salas de aulas e mais de 90 laboratórios de pesquisa.

O evento
Até 2019, a Mostra Sua UFMG (antiga Mostra de Profissões) era realizada em formato presencial no campus Pampulha, em Belo Horizonte. Em razão da pandemia de covid-19, o evento não ocorreu em 2020 e foi organizado em formato digital nos dois anos seguintes. Em 2023, foi adotado formato híbrido, com atividades presenciais (foi estimada presençade 30 mil pessoas) precedidas de interações por meio do site da Mostra e das redes sociais. Esses canais exibiram vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e ofereceram informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG.

Em 2024, uma das novidades é justamente a realização do evento também no ICA. “A Universidade oferta cursos de graduação em Montes Claros desde 1999. Realizar uma edição da Mostra Sua UFMG no Norte de Minas é uma demanda antiga e contribuirá para mostrar o potencial da instituição na região. O ICA sedia hoje seis cursos de graduação, e existe a possibilidade de ampliação desse número a partir do próximo ano”, destaca o pró-reitor de Graduação, Bruno Teixeira.

A expectativa é que o evento aproxime ainda mais o campus Montes Claros das escolas da região. “A realização da Mostra inaugura um ciclo em que a UFMG busca cada vez mais integrar e estabelecer relações profícuas com as escolas, particularmente com o Norte de Minas. A nossa expectativa é que esse evento consiga divulgar as possibilidades formativas do Instituto de Ciências Agrárias, as oportunidades e o diferencial de estudar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, explica a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria Flores. Cerca de três mil pessoas são esperadas no evento.

A Mostra Sua UFMG é organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e conta com o apoio das demais pró-reitorias, diretorias, coordenadorias e órgãos que compõem a Administração Central da Universidade. Também participam os colegiados de cursos de graduação.

Neste ano, a Mostra Sua UFMG em Belo Horizonte será realizada no dia 25 de maio. As inscrições serão abertas no dia 5 de abril.

A UFMG no Norte de Minas

O campus da UFMG em Montes Claros tem sua origem no antigo Colégio Agrícola Antônio Versiani Athayde, criado em 11 de outubro de 1964, pelo Ministério da Agricultura. Inaugurada em 2 de julho de 1966, a instituição oferecia formação profissional de segundo grau para os trabalhadores da agricultura. Em 1968, a escola foi incorporada à UFMG.

Atualmente, o ICA abriga os seguintes cursos de graduação: Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia. Juntos, eles ofertam 240 vagas anuais.

O campus da UFMG no Norte de Minas também oferece doutorado em Produção Vegetal, mestrado em Alimentos e Saúde, Produção Animal, Produção Vegetal e Sociedade, Ambiente e Território (esse último em parceria com a Unimontes). A instituição também mantém especialização em Recursos Hídricos e Ambientais. O campus Montes Claros reúne mais de 1,3 mil alunos de graduação e pós-graduação.

Um panorama da unidade é mostrado neste vídeo produzido pela TV UFMG em comemoração aos 55 anos do ICA.