Internacional

Universidade de Paris 1 quer cooperação com a UFMG em estudos da democracia, IA e desenvolvimento sustentável

Reitora Sandra Goulart recebeu delegação de gestores franceses nesta segunda-feira

.
Reitoras Christine Neauc-Leduc (à esquerda) e Sandra Goulart conversaram sobre áreas de interesse mútuoFoto: Jebs Lima | UFMG

Uma das principais universidades de ciências humanas e sociais da França, a Panthéon-Sorbonne University – Paris 1 quer ampliar cooperação com a UFMG em áreas como estudos da democracia, desenvolvimento sustentável e inteligência artificial. O interesse foi manifestado pela reitora da instituição, professora Christine Neauc-Leduc, em visita à UFMG nesta segunda-feira, dia 22.

A delegação francesa, também formada pelos professores Fabienne Peraldi-Leneuf e Antoine Devocoux du Buysson, foi recebida pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, pelo diretor de Relações Internacionais, Aziz Saliba, e pelo professor Lucas Lima, da Faculdade de Direito, área em que as duas instituições mantém tradição de cooperação.

“O Brasil é um país magnífico e sempre somos muito bem acolhidos por colegas brasileiros. Estivemos em São Paulo e não poderíamos deixar de vir a Belo Horizonte, sede da UFMG, uma universidade com a qual já mantemos uma cooperação importante”, afirma Christine, que preside o Campus France, agência responsável pela promoção do ensino superior na França, o que inclui as atividades de intercâmbio estudantil.

Confluência
Durante a reunião, as reitoras das duas instituições identificaram possíveis áreas de confluência acadêmica. “A democracia é um campo de forte interesse para Paris 1, e esse é um tema que estamos trabalhando no nosso programa de formação cidadã e combate à desinformação. Os franceses também mencionaram a área de inteligência artificial, e a UFMG está finalizando seu processo de regulamentação da aplicação acadêmica das ferramentas de IA. Intercâmbio de professores e estudantes é outra possibilidade”, vislumbra Sandra Goulart.

Segundo levantamento da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a UFMG enviou sete estudantes para atividades de intercâmbio em Paris 1, no âmbito do programa Minas Mundi, nos últimos cinco anos. Por meio do programa Capes PrInt, quatro professores da Universidade atuaram na universidade francesa (modalidades visitante júnior e doutorado júnior) no mesmo período. UFMG e Paris 1 têm um acordo de cooperação e um convênio de intercâmbio vigentes até novembro de 2026.

A Universidade de Paris 1 tem 25 unidades acadêmicas espalhadas pela França, abriga cerca de 45 mil estudantes e 1,5 mil professores e mantém parcerias com 287 instituições de 66 países.