Institucional

Universidade é promotora de justiça social, afirma reitora na abertura do semestre no ICA

Sandra Goulart Almeida anunciou obras de ampliação de centro de pesquisas e da moradia universitária

Sandra Goulart:
Sandra Goulart: defesa das universidades públicasAmanda Lelis / UFMG

Como espaço de acolhimento das diversidades, a Universidade é um patrimônio do povo brasileiro que contribui para a construção de um país mais equânime, com menos desigualdade e mais justiça social. A afirmação foi feita pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida na abertura do semestre letivo no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), nesta quarta-feira, dia 11, em Montes Claros.

Os cerca de 200 calouros do ICA participam da programação de recepção desde a segunda-feira, dia 9. Durante a solenidade, a reitora deu as boas-vindas aos estudantes, apresentando parte do histórico da Universidade e enfatizando a importância da defesa das instituições de ensino superior brasileiras no contexto em que seu papel é questionado por diferentes grupos.

“A universidade pública é importante espaço de inclusão e de desenvolvimento de pesquisa e de extensão. No Brasil, mais de 90% das pesquisas científicas são realizadas nas universidades e nos institutos públicos. Investimento em educação, ciência e tecnologia é também investimento no país e em seu futuro. Ele é imprescindível para a construção do país que queremos e para as gerações que virão depois de nós”, reforçou.

O diretor Leonardo David Tuffi Santos destacou o caráter transversal da formação oferecida pela UFMG e estimulou os estudantes a participar dos diferentes projetos da instituição. “Envolvam-se com os grupos de estudos e pesquisas e atividades esportivas e culturais. Vivenciem a Universidade. Aproveitem a região, a cidade está localizada em área de transição de biomas, muito rica em biodiversidade, o que a torna muito rica para formação em diversas áreas de conhecimento”, conclamou.

Também participaram da solenidade os professores Tarcísio Mauro Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis, e Ricardo Hallal Fakury, de Administração.

Leonardo Tuffi e Sandra Goulart: ensino tranversal
Leonardo Tuffi com a reitora Sandra Goulart: formação de caráter transversal Amanda Lelis / UFMG

Infraestrutura
Durante a recepção, Sandra Goulart Almeida anunciou o encaminhamento para a execução de duas obras para o campus Montes Claros, que ampliarão a infraestrutura de pesquisa e a oferta de assistência estudantil.

Uma das obras autorizadas é a construção do Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias 2 (CPCA2), que se juntará ao CPCA I, formado por 14 laboratórios de diferentes áreas de conhecimento.

O CPCA 2 contemplará três novos laboratórios com estrutura para experimentos especializados que vão consolidar o mestrado em Produção Animal. O ambiente reunirá laboratórios de análise clínica e química, de experimentação em metabolismo animal – com salas especializadas para peixes, aves, ruminantes e biotério – e de animais silvestres.

A segunda novidade anunciada diz respeito à formalização, ainda neste ano, das tratativas para a ampliação da Moradia Universitária Cyro Versiani dos Anjos.

Calouros chegam ao para acompanhar a aula inaugural
Calouros do ICA chegam ao CPCA para acompanhar a aula inaugural Amanda Lelis / UFMG

Inovação
A palestra de abertura do semestre letivo foi ministrada pelo professor Gilberto Medeiros Ribeiro, diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT). Ele falou sobre o processo de inovação na UFMG.

Medeiros apresentou exemplos de tecnologias nas áreas de abrangência dos cursos do ICA, indicando as particularidades do campus. Um dos exemplos foi a utilização do CRISPR, técnica de edição genética, em espécies vegetais. “O ICA nunca foi tão importante para a UFMG, em inovação, como é hoje nesse momento de transição em que a tecnologia é imprescindível para o campo", analisou Medeiros.

Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros