Extensão

Universidade vai sediar próxima edição de encontro de pró-reitores de extensão da região Sudeste

Participantes circulam pelos estandes do evento realizado em Ouro Preto
Participantes circulam pelos estandes do evento realizado em Ouro Preto Acervo Cláudia Mayorga / UFMG

A edição de 2017 do Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras da Região Sudeste, o Forproex Sudeste, será realizada na UFMG, em abril de 2017. A decisão foi tomada durante reunião de representantes do Forproex Sudeste realizada no 40º encontro do fórum nacional, sediado na Universidade Federal de Ouro Preto, na semana passada. Na ocasião, a Ufop também abrigou a sétima edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária.

Na edição deste ano, o encontro nacional reuniu representantes das pró-reitorias de extensão de 165 universidades, entre as quais a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, e a pró-reitora adjunta de extensão, Cláudia Mayorga. Benigna anunciou que as atividades do 48º Forproex Sudeste integrarão as comemorações dos 90 anos da UFMG e serão realizadas em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o Cefet-MG.

Nos dias 6 e 7 de setembro, o Forproex abrigou mesas, rodas de conversa e reflexões. Segundo Benigna Oliveira, foram debatidos a atual situação das instituições públicas de educação superior, a defesa do ensino público gratuito e de qualidade, a interação da extensão com as políticas públicas, o fortalecimento, nas universidades, de ações para a creditação curricular e a manutenção e ampliação de fontes de fomento para as ações de extensão, em especial os programas de Extensão Universitária (Proext) e o Mais Cultura, cujos editais não foram lançados em 2016.

Além da programação do Forproex, mais de quatro mil pessoas, entre alunos e professores de quase 120 instituições de ensino superior de todas as regiões do país, participaram do 7º CBEU em Ouro Preto.

A pró-reitora adjunta, Claudia Mayorga, coordenou a mesa O desastre de Mariana e o papel das universidades: questões técnicas, éticas e políticas e acompanhou a apresentação de trabalhos de bolsistas de extensão da UFMG.

Assessoria de Comunicação da Proex