Notícias Externas

Universo Literário comemora o centenário do poeta Alphonsus de Guimaraens

Escritor mineiro é um dos grandes expoentes da estética simbolista brasileira

O movimento simbolista no Brasil ficou espalhado nas cidades do interior enquanto o Parnasianismo se concentrou nas capitais
Alphonsus de Guimaraens, um dos nomes do simbolismo no paísReprodução / Wikipédia

O dia 15 de julho de 2021 marca o centenário de morte do poeta mineiro Alphonsus de Guimaraens, uma das principais figuras da literatura simbolista nacional. Sua obra teve forte influência do misticismo, da melancolia, da solidão, do amor e da espiritualidade, além de quase sempre trazer o tema da morte da mulher amada, influenciado por perdas pessoais que o escritor teve ao longo de sua vida. Na obra dele, há também o enaltecimento à cidade de Mariana, que se torna cenário dos escritos e onde, ainda jovem, ele costumava presentear os moradores com poesias. 

O programa Universo Literário desta quinta-feira, 15, convidou o poeta e jornalista Carlos Ávila para falar sobre a vida e a obra de Alphonsus de Guimaraens. Durante a conversa com a apresentadora Michelle Bruck, o jornalista contextualizou o movimento simbolista, bem como a história e as particularidades da escrita do poeta mineiro.

“Eu acho que no meio específico literário, não há ninguém que negue a importância e o papel de Alphonsus de Guimaraens na poesia brasileira. Quando se fala de simbolismo, sempre se associa ao Cruz e Sousa e ao Alphonsus. Mas o Alphonsus ficou muito restrito ao ambiente mineiro, alguns até o chamavam de 'o solitário de Mariana'”, comentou. 

Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael