Notícias Externas

Valor da amizade para as crianças é tematizada em livro infantil escrito por educador

Vivências da infância do autor e experiências da paternidade e do meio escolar foram norteadoras na elaboração de ‘Sogima: A tenda da Amizade’

Obra que fala sobre amizade é a primeira publicação de Rogério da Costa Ribeiro
Obra que fala sobre amizade é a primeira publicação de Rogério da Costa Ribeiro Divulgação

Qual é o limite da imaginação quando se tem um quintal inteiro pra brincar e amizades para compartilhar as invenções? Em Sogima: A tenda da Amizade, primeiro livro infantil do filósofo e educador Rogério da Costa Ribeiro, os pequenos Rany, Rayn, Anyr e Yran são amigos e vizinhos que dividem um mundo inventivo. Juntos, eles vivem inúmeras aventuras no quintal da casa de Rayn, onde brincam, compartilham sonhos, exploram a curiosidade e criatividade e aprendem sobre a amizade e o companheirismo que são característicos da infância.

Em entrevista ao programa Universo Literário desta quarta, 12, o escritor contou como sua experiência como educador e pai foram fundamentais no processo criativo e que Sogima: A tenda da Amizade era um projeto de alguns anos que ganhou forma durante a pandemia. O autor ainda destacou que a narrativa coloca a criança como protagonista, levando ao leitor o valor da amizade na perspectiva infantil. Rogério também revelou uma das principais preocupações que teve na recente publicação. "A primeira preocupação é até que ponto isso faz sentido para a criança para que ela possa ler e  se reconhecer naquilo que ela está lendo e, ao mesmo tempo, essa história se tornar uma espécie de mola propulsora para ela dar asas a sua imaginação", afirmou.

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas