Ensino

Vereadora Duda Salabert participa de Aula Magna ‘Diversidade de gênero e ciência’ no ICB

‘É papel da ciência mostrar como o ser humano é diverso e plural’, afirma a professora ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa

Parlamentar já sofreu ameaças de morte e relata preconceito na própria Câmara Municipal, mas não se intimida Reprodução / Instagram duda_salabert

Entender como as questões de gênero devem ser reconhecidas na sociedade e como podem contribuir para transformar a educação e a ciência. Esse é o objetivo da aula magna Diversidade de gênero e ciência, realizada nesta quinta, 27, pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. O evento marca a abertura do primeiro semestre letivo de 2021 na graduação em biologia.

Participam do encontro cinco palestrantes que apresentam perspectivas científicas, pedagógicas, genéticas, estudantis e políticas sobre o tema. A vereadora pela capital mineira Duda Salabert está entre as convidadas e encerrará a aula com fala sobre Diversidade e Ciência: uma mulher trans na política de Belo Horizonte.

Duda Salabert concedeu entrevista ao programa Conexões nesta quinta, 27. A primeira transexual eleita vereadora na capital mineira é professora, ambientalista, mãe, vegana e idealizadora da Transvest, ONG que oferece suporte social às travestis e transexuais de Belo Horizonte. Na conversa, a parlamentar abordou a importância da ciência e da educação para que a sociedade acolha a diversidade.

De acordo com a vereadora, o preconceito não vem das ciências biológicas, mas de alguns setores mais odiosos da sociedade que “pegam trechos do discurso científico, tiram de contexto, distorcem esse discurso e apresentam como ciência, sendo que, na verdade, não é ciência. Daí a importância do debate de hoje, para mostrarmos a transexualidade e a diversidade no viés da ciência na sua dimensão mais ampla e calcada nos estudos mais modernos que vão desconstruir – e estão a serviço da desconstrução – desses discursos odiosos e preconceituosos. É papel da ciência mostrar como o ser humano é diverso e plural. E ela já mostrou isso em diversos estudos”.

Duda Salabert também avaliou algumas ações de seu mandato até o momento, como a proposta de tombamento da Serra do Curral para defendê-la contra a mineração e o projeto de entrega gratuita de absorventes a estudantes da rede pública. Outros temas abordados foram a situação das travestis antes e durante a pandemia e a baixa diversidade de gênero na política. Para a parlamentar, é preciso “dilatar a democracia”, ampliando a participação das mulheres e outros grupos nos espaços de poder.

A  Aula Magna Diversidade de gênero e ciência do Instituto de Ciências Biológicas desta quinta, 27, tem transmissão pelo canal do ICB no YouTube. Além de Duda Salabert, participam da discussão o biólogo Daniel Santana de Carvalho, o professor da Faculdade de Educação (FaE) Paulo Henrique de Queiroz, a estudante de Ciências Biológicas da UFMG Lia Martins e a auxiliar administrativa da Escuta Acadêmica do ICB Maria de Lourdes Melo.

Produção: Alessandra Dantas e Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas