Formas de Ingresso

Vestibular de habilidades terá provas em fevereiro

​Exames específicos são segunda etapa de seleção para sete cursos, não incluídos no Sisu

Candidata em performance com flauta  no Vestibular de Habilidades
Candidata em performance com flauta no Vestibular de Habilidades Marina Gontijo

Os candidatos aprovados na primeira etapa do Vestibular de Habilidades farão provas 5 a 7 de fevereiro. Juntos, os sete cursos da UFMG que estão fora do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferecem 331 vagas, 251 com entrada no primeiro semestre letivo e 80 com entrada no segundo: Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança/licenciatura, Design de Moda, Música/bacharelado, Música/licenciatura e Teatro

O resultado da primeira etapa, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018, pode ser consultado na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

A soma das notas das quatro provas específicas do Enem é considerada a nota da primeira etapa, eliminatória, para a seleção de candidatos para os cursos que exigem o Vestibular de Habilidades. Já a segunda etapa, de caráter classificatório e eliminatório, é composta das provas específicas e da prova de redação do Enem 2018 – esta, de inteira responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério de Educação (MEC).

Provas
As provas serão realizadas de 5 a 7 de fevereiro, em horário e local especificados no comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível na página da Copeve a partir de 31 de janeiro.

Os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais e Design de Moda fazem a prova de percepção visual. Para o curso de Dança, são aplicadas provas de habilidade corporal de dança e solo de dança. Os candidatos de Teatro são avaliados em atuação e audição didática coletiva.

Os candidatos ao curso de Música farão provas específicas de acordo com as modalidades oferecidas: para Música/bacharelado (exceto musicoterapia), provas de teoria e percepção musical e prova prática de música; para Música/bacharelado/musicoterapia, prova prática de música; para Música/licenciatura, apenas a prova de teoria e percepção musical.

Vagas
Do total de vagas oferecidas pela UFMG neste ano pelo Vestibular de Habilidades, 169 são reservadas para cotistas, e 162, oferecidas na modalidade de ampla concorrência.

As vagas reservadas destinam-se aos candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública brasileira, subdivididos em dois grupos principais: um com renda inferior e outro com renda superior a 1,5 salário mínimo . Esses grupos se subdividem em quatro outros, de acordo com condições de deficiência e candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas.

Mais informações sobre o Vestibular de Habilidades estão publicadas no edital, no site da Copeve.