Notícias Externas

Vijazz, tradicional festival, promove apresentação pela reabertura da casa de shows Autêntica

Evento que se consolidou como um dos principais do gênero no país apoia espaço que foi fechado em decorrência da pandemia de covid-19

Romero Lubambo Trio se apresenta no ‘ViJazz Pela Volta da Autêntica’
Romero Lubambo Trio se apresenta no ‘ViJazz Pela Volta da Autêntica’ Chris Dukker/Divulgação

O Festival ViJazz & Blues foi criado em 2007 por um grupo de amantes da música em Viçosa para suprir uma demanda da região por música instrumental e jazz, promovendo apresentações de artistas conhecidos dos cenários mineiro, nacional e internacional. O crescimento ao longo dos anos consolidou a iniciativa como uma das referências do gênero no país, com média de público de 30 mil pessoas por edição. O festival promove, nesta sexta, 26, o show ViJazz Pela Volta da Autêntica, no Grande Teatro do Sesc Palladium. 

Com apresentação de Romero Lubambo Trio e participações especiais de Juarez Moreira, Robertinho Silva e Tulio Mourão, o evento é pela reabertura da Autêntica. A casa de show, fechada em decorrência da pandemia, planeja sua volta no espaço do antigo Cine Santa Efigênia. A campanha tem contado com o apoio do público e de artistas que fazem parte da história da casa. A renda da apresentação será toda revertida para a campanha Te Vejo Na Autêntica, no ar desde outubro.

Para falar sobre o ViJazz Pela Volta da Autêntica, o programa Noite Ilustrada desta quinta, 25, recebeu o idealizador do festival e sócio da Autêntica, Sérgio Lopes. O convidado abordou as características e particularidades do jazz e a cena mineira do gênero. Ele passeou pela trajetória do festival e falou sobre a importância da Autêntica e do apoio à casa. Lopes também detalhou como foi o fechamento do antigo espaço e a busca por um novo imóvel.

"Infelizmente, por causa da pandemia, fomos obrigados a fechar no dia 15 de março de 2020. Na época, o sucesso de bilheteria já estava grande em todos os eventos. Nós conseguimos construir esse legado de música independente nacionalmente conhecida em cinco anos. Como a gente ficava na Savassi, um ponto muito nobre, o imóvel que a gente usava vai virar prédio. Então, nós começamos a tentar outro lugar e, de tanto procurar, achamos um  que acabou encaixando como uma luva e é no Santa Efigênia, onde era o antigo Cine Santa Efigênia que depois abrigou uma casa de muita expressão em Belo Horizonte, o Lapa Multishow. Quando a gente descobriu esse imóvel, ficamos encantados. O grande problema é que como é muito antigo e  é tombado (como patrimônio), ele tem que passar por reformas estruturais importantes para viabilizar a nova Autêntica lá", explicou. 

Ouça a entrevista completa pelo SoundcloudOuça a entrevista completa pelo Soundcloud.

O show ViJazz Pela Volta da Autêntica é realizado nesta sexta, 26, às 21h, no Grande Teatro do Sesc Palladium, na Rua Rio de Janeiro, 1046, no Centro. Informações sobre ingressos estão disponíveis pelo Sympla. Para acompanhar as próximas apresentações do ViJazz & Blues, acesse redes sociais e o site do festival.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Luiza Glória e Alessandra Dantas
Publicação: Alessandra Dantas