Internacional

Visita de gestores de universidade australiana amplia cooperação com a UFMG

Recursos hídricos, saúde, direitos humanos e inteligência artificial são temas da parceria com a University Technology Sydney

Innes Ireland (à esquerda), Iain Watt, Sandra Goulart Almeida e Aziz Saliba:
Innes Ireland (à esquerda), Iain Watt, Sandra Goulart Almeida e Aziz Saliba: parcerias sólidas e outras em estágio inicial Foca Lisboa | UFMG

A reitora Sandra Goulart Almeida recebeu, na manhã desta segunda-feira, 4, dirigentes da University of Technology Sydney (UTS), da Austrália. A visita reforçou a coincidência de interesses em áreas diversas e marcou a intenção de expandir as iniciativas de cooperação.

A instituição australiana juntou-se recentemente à World Universities Network (WUN), que já tem participação da UFMG, e essa foi uma das motivações da visita, segundo o pró-reitor de Assuntos Internacionais da UTS, Iain Watt. “A UFMG é parceira relevante de longa data e vai nos ajudar a entender as melhores formas de interagir com a rede. Esta nossa viagem serve também para ampliar nossa ação conjunta, que é crucial para continuarmos gerando impactos positivos em nossas comunidades” afirmou.

Sandra Goulart Almeida também destacou a chegada da UTS à WUN e as preocupações comuns às duas instituições. "Temos parcerias muito sólidas em campos como o dos recursos hídricos e vamos iniciar ou dar continuidade a trabalhos conjuntos em áreas como inteligência artificial, políticas públicas de saúde, direitos humanos e mudanças climáticas”, informou a reitora, que foi acompanhada, na reunião, pelo diretor de Relações Internacionais da UFMG, Aziz Tuffi Saliba.

Iain Watt:
Iain Watt: impactos positivos nas comunidadesFoca Lisboa | UFMG

Iain Watt e o diretor de Engajamento Global da UTS, Innes Ireland, conheceram o CTVacinas da UFMG, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec), fizeram um passeio pelo campus Pampulha e reuniram-se com a professora Talita Fernanda das Graças Silva, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos, envolvida em projetos conjuntos das duas universidades.

No âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Capes, as instituições têm promovido o intercâmbio de professores e pesquisadores em áreas como bioinformática, ciências da reabilitação e saneamento, meio ambiente e recursos hídricos. As universidades mantêm um acordo de cooperação e um convênio de titulação simultânea de tese de doutorado.

As áreas do conhecimento em que a University of Technology Sydney tem maior número de publicações são engenharia, ciência da computação, medicina, ciências sociais e ciência ambiental.