Festival de inverno pode sair de Ouro Preto

Universidade terá projeto voltado para público jovem

UFMG Jovem é inspirado em atividade da Reunião Anual da SBPC

Oficinas, conferências, mesas redondas, exposições interativas, sessões de contos e histórias, sala de leitura e micros e apresentação de vídeos. Essas são algumas das atividades do Projeto UFMG Jovem, que serão realizadas entre 26 e 28 de fevereiro do ano que vem. A iniciativa é inspirada no SBPC Jovem, evento que integra a programação da 49ª Reunião Anual para o Progresso da Ciência , realizada no campus da Pampulha, em 1997.

A coordenadora geral do projeto, professora Beatriz Alvarenga, do departamento de Física do Icex, explica o que é o objetivo e o objetivo do estudo de pesquisas científicas da Universidade entre crianças e adolescentes dos ensinos fundamental e médio. Beatriz lembra que uma reunião da SBPC Jovem realizada na UFMG trouxe inovações que ampliaram o interesse do público. "Apresentamos atividades de todas as áreas, e não apenas em exatas e biológicas", explica.

A programação da UFMG Jovem será dividida em grupos. O primeiro reúnirá crianças entre sete e nove anos. O segundo destino é para adolescentes entre dez e 14 anos. Jovens acima de 15 anos participam do terceiro grupo. Já professores de níveis fundamental e médio e alunos de licenciatura selecionados no último segmento.

As sessões de contos e histórias são atividades que são destinadas principalmente às crianças. Uma sala de leitura será preparada para que o público infantil tenha acesso a livros e revistas especializadas e periódicos de divulgação científica. Professores, monitores e alunos dos cursos de licenciatura da Universidade disponíveis para orientar os interessados.

Estão perto de cem escritórios e duas mil vagas. O evento é gratuito e todas as atividades ocorrem no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no campus da Pampulha.

Banco de dados

Além da reunião em fevereiro, o projeto prevê atividades para todo o ano. Serão oferecidos palestras, cursos rápidos, exposições itinerantes nas cidades do interior de Minas e atendimento a professores. Como preparar essas atividades, como coordenadoras do Projeto estão organizando um banco de dados com trabalhos e produtos da Universidade de interesse da comunidade em geral. Os interessados em indicar trabalhos que possam ser apresentados em palestras ou exposições itinerantes devem procurar a secretaria do Projeto, na sala 2035 do Icex, até o dia 14 deste mês.

O atendimento a professores e alunos dos ensinos fundamental e médio será feito por alunos de licenciatura da UFMG. "Nosso objetivo é fazer com que esses alunos tenham uma formação adequada para usar no mercado de trabalho", diz a secretária executiva do projeto, Maria Helena Michel.

Confira as datas

Os interessados em participar da UFMG Jovem devem pegar a programação e inscrever-se a partir de 15 de novembro. A programação será diretamente aberta na Secretaria Executiva do Projeto, sala 2035 do ICEx, fax 499-5818, e-mail: ufmg.jovem@reitoria.ufmg.br, página inicial http://www.ufmg.br/jovem

As inscrições serão feitas a partir de 5 de janeiro de 99.

Cibelle Bouças - estagiária de Jornalismo no Icex