UFMG estréia na TV Universitária

UFMG estreará na TV Universitária, no próximo dia 29, com um programa de debates a ser produzido em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Apresentado por Mirian Chrystus, o programa marcará o início da produção televisiva da UFMG no canal 15 do Serviço de TV a Cabo inaugurado em 10 de setembro pelos dirigentes da UFMG, Uemg, PUC de Minas Gerais e Fafi-BH.

A parceria entre as duas universidades públicas foi viabilizada graças a um acordo com a TV Minas, que disponibilizou os estúdios da emissora para a gravação dos primeiros programas da UFMG no canal universitário ainda no mês de novembro, como previa o cronograma de implantação da futura TV UFMG. Em março de 1999, a par das co-produções com a Uemg, a Diretoria de Divulgação e Comunicação estreará a linha de programação exclusiva da UFMG no novo canal.

"Queremos fazer uma TV ágil, econômica e útil para a Universidade", disse a produtora Mônica Cerqueira, recentemente contratada para dirigir a programação da futura TV UFMG — que se chamará TV Experimental — na TV Universitária. Mônica já está visitando unidades acadêmicas e departamentos para recolher idéias e obter informações sobre projetos e eventuais parcerias. "O primeiro mercado de nossa televisão será a própria UFMG. É importante que as unidades e os departamentos vejam na TV Experimental um instrumento da comunidade para revelar a fascinante rotina de produção do conhecimento na Universidade", disse a produtora.

Mônica Cerqueira, idealizadora do projeto das salas de cinema cultural de Belo Horizonte, integrou a equipe de produtores que implementou a TV Horizonte. Trabalhando provisoriamente no Centro Audiovisual (ramal 4396), ela comandará a criação de núcleos de programação nos setores da Universidade interessados em divulgar suas atividades na televisão.

O programa de estréia, que se chamará Diálogo Possível, tratará do tema "Quem gosta da universidade?". Participarão os reitores Sá Barreto e Aluísio Pimenta, o historiador João Antônio de Paula e o jornalista Valério Fabris.

Em janeiro, entrará no ar outra co-produção com a Uemg: o programa Minas Sempre Viva, gravado no estúdio da TV Assembléia.

Alan Templeton no ICB: "Somos todos iguais"

Página 5