UFMG projeta campus do século 21

Ensino a distância ganha espaço na UFMG

É impossível falar em educação, hoje, sem discutir Educação a Distância (EAD). Com os avanços tecnológicos que propiciam maior interatividade, a EAD ganha novo status e sepulta definitivamente os preconceitos. Deixa de ser apenas uma alternativa para as pessoas impedidas de ter acesso à educação formal e passa a ser uma modalidade de ensino flexível que vem acrescentar ao sistema tradicional uma metodologia inovadora e de qualidade, além de viabilizar a educação continuada. 

Entendo EAD como um processo educativo que envolve meios de comunicação (TV, Rádio, CD-ROM, Internet, etc) capazes de ultrapassar os limites de tempo e espaço e tornar acessível a interação com as fontes de informação e/ou com o sistema educacional, de forma a promover a autonomia do aprendiz através de estudo independente e flexível. Mudam-se os papéis: o aluno deixa de ser um receptor passivo e torna-se responsável por sua aprendizagem com direito a trabalhar em ritmo individualizado sem perder, no entanto, a possibilidade de interagir com seus pares e com o professor. Este deixa de ser o dono do saber e o controlador da aprendizagem para ser um orientador que estimula a curiosidade, o debate e a interação com os outros participantes do processo. 

A UFMG já apresenta várias experiências em EAD e estão sendo planejados cursos na graduação, na pós-graduação e na extensão. Na Faculdade de Educação, a Cátedra da Unesco de Educação a Distância, coordenada pela professora Juliane Marçal, vem pesquisando o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação e promovendo eventos e cursos com a participação de especialistas internacionais. O Cecimig, órgão complementar da FaE, desenvolve projeto de educação continuada e desenvolvimento profissional, capacitando professores de ciências e matemática da rede pública estadual. O projeto Interlocução mediada pela tecnologia é coordenado pelo professor Oto Neri Borges e oferece, no momento, 23 cursos utilizando recursos da Internet. 

Na Escola de Engenharia já foram utilizadas a teleconferência e a videoconferência para discutir o ensino da área, e a Internet e a Videoconferência em um curso internacional de pós-graduação em gestão ambiental, coordenado pela professora Maria Eugênia Mineli. O professor Renato Mesquita, pioneiro no uso da Internet no ensino de graduação, em conjunto com o professor Luciano de Errico, desenvolve o projeto Aprofundando experiências de ensino via Internet no curso de graduação em Engenharia Elétrica com financiamento do FUNDO-FUNDEP/97. Atualmente, mais de 1700 pessoas estão fazendo o curso de Linguagem C. 

No ICB, o professor Ricardo Coelho oferece, também através da Internet, curso de extensão sobre Fundamentos de ecologia e tópicos em gestão ambiental. Na Escola de Biblioteconomia já são oferecidas disciplinas usando recursos da Internet, enquanto na Faculdade de Letras vêm sendo ministradas disciplinas de Leitura e Escrita em Língua Inglesa utilizando o correio eletrônico e recursos da WEB. 

A área da Saúde está introduzindo recur-sos de EAD no Internato Rural para possibilitar maior interação entre os alunos e os professores. O mesmo está sendo feito pela Escola de Enfermagem em seu curso de Especialização em Saúde Pública. A homepage da Faculdade de Medicina é um bom exemplo de programa de educação continuada a distância. Lá encontramos no http://www.ascd.org/services/library/tech.html o projeto Educação médica permanente, que difunde informações de apoio a educação profissional médica e ao cuidado com a saúde e o Saúde para todos, responsável pela disponibilização de informações em uma linguagem acessível a leigos. Aumenta a cada dia, nas várias unidades da UFMG, o número de homepages de professores onde são disponibilizados textos, transparências, referências bibliográficas, links importantes, cronograma de atividades, etc. Os alunos que estão vivenciando as primeiras experiências em EAD na UFMG podem atestar a qualidade do que está sendo feito e nos ajudar a conquistar aqueles que ainda receiam experimentar.

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva - assessora de Educação a Distância da UFMG