Marília Pera inaugura curso de Artes Cênicas

Assessoria tem plano de ações ambientais

A UFMG é a primeira instituição federal de ensino superior que tem um plano de iniciativas para o meio ambiente dentro e fora do Brasil. Criada em outubro do ano passado pelo Reitor Sá Barreto, uma Assessoria Especial de Ação Ambiental, será representada internacionalmente pelo professor Gustavo Fonseca, um quem caberou como ações no exterior. Ele foi presidente da Conservation International , ONG sediada em Washington, onde agora dirige um centro de pesquisa aplicado em biodiversidade. 

Gustavo Fonseca busca recursos e parceiros para o desenvolvimento de projetos ambientais na UFMG. Ele realça a importância da Instituição como centro de excelência em pesquisa e treinamento de recursos humanos: "Em vez de competir com os grandes centros de pesquisa do mundo, queremos interagir com outras entidades e universidades", diz. 

O professor também criou a necessidade de criar uma rede de estudos sobre meio ambiente no Hemisfério Sul. Em breve, a Fonseca estará viajando para a África do Sul, Indonésia, Austrália e Filipinas, usando os contatos de interesse da Universidade. 

Como atividades no Brasil, são coordenadas pelo assessor de Ações Ambientais, Rogério Parentoni. Ele explica que uma das metas do setor é integrar várias unidades da UFMG em projetos de preservação do ecossistema. "A Universidade possui grande vocação para estudos nessa área", diz Parentoni. Segundo ou assessor, serão executados projetos de curto, médio e longo prazos. Em nenhum momento, ele trabalha num nível de potencialização da Universidade. "Estamos procurando pesquisadores interessados em desenvolver projetos de meio ambiente", diz. 

Um banco de dados de recursos humanos facilita a formação de grupos de estudos em biodiversidade. Os pais vislumbram a possibilidade de uma interdisciplinaridade para ajudar em questões complicadas, como, por exemplo, uma limpeza da Lagoa da Pampulha. "Nesse caso, seria necessário o esforço conjunto de engenheiros hidráulicos e sanitários, arquitetos, sociólogos e químicos". 

Entre as ações executadas pela Assessoria que estão executando um projeto sobre recursos hídricos e qualidade da água, uma criação de um Centro de Educação Ambiental na Estação Ecológica da UFMG e um grupo interdisciplinar de pesquisa para estudos sobre o meio ambiente .