Hospital das Clínicas ampliará número de leitos e atendimentos
HC registrou aumento no faturamento que resultou em superávit de R$ 2,5 milhões em 1998
Dois anos depois de uma grave crise que quase levou a fechar como portas, o Hospital das Clínicas (HC) vive situação bem diferente. Todas as dívidas estão pagas e os fornecedores já recebem no dia. O número de leitos praticamente dobrados - passando de 210 para 405 - e, nos próximos meses, o CTI também deve ser ampliado. "Para reverter o quadro de crise, otimizar nossas vendas, aumentar o faturamento e reduzir custos", explica o diretor geral do hospital, Joaquim Antônio César Mota, que acaba de completar um ano à frente da instituição.
Em 1998, o HC captou cerca de R $ 29 milhões, tendo gastos na ordem de R $ 26,5 milhões. O Sistema Único de Saúde (SUS) foi responsável por 67% da sua receita. Pensando nisso, e com o objetivo de aumentar o faturamento, uma direção do hospital ampliou leitos e salas cirúrgicas. A capacidade do CTI também cresceu. "Ampliamos o número de pacientes atendidos e passamos a receber mais SUS", diz o diretor.
A situação atual pode ser ainda melhor se o HC não for obrigado a destinar cerca de 40% da sua receita para cobrir parte da folha de pagamento dos funcionários. "Até o governo Collor, uma União de arcada com todos os gastos com equipes de hospitais universitários. Lá, até, no entanto, uma situação vem se complicando. Muitos funcionários se aposentam ou deixam de HC, e os concursos de reposição não usados acompanhar essa tendência ", explica Joaquim Antônio César Mota. A cada mês, o hospital gasta cerca de R $ 700 mil de seus recursos próprios com funcionários contratados e serviços terceirizados. "Se o MEC assumir esse ônus, como antigamente, respiraríamos mais aliviados e poderíamos atender melhor" afirma o diretor.
Mesmo assim, o Hospital das Clínicas busca alternativas para melhorar a assistência e responder às demandas dos pacientes atendidos pelo SUS. "Em breve, vamos ter mais leitos na clínica médica. Também pretendemos utilizar toda a capacidade do bloco cirúrgico para sábados, quando algumas vezes costumamos ficar ociosas", diz o diretor. O CTI do Hospital, já ampliado, também deve crescer mais este ano. Os recursos para uma nova ampliação de pagamento de uma dívida da Secretaria Estadual de Saúde junto ao Hospital das Clínicas.
HC em números
479 leitos (capacidade instalada)
12.471 internações
1.860 partes
7.447 cirurgias com hospitalização
17.428 cirurgias ambulatoriais
231.281consultas pelo SUS
200.855 procedimentos de enfermagem
578.156 exames