O Vale que a vista não alcança

UFMG adotará novo prefixo telefônico

Mudança unificará sistema de telefonia da Instituição

A partir de 15 de novembro, sete prefixos telefônicos em uso na UFMG serão alterados. O novo número 3409 substitui os prefixos nas unidades de campismo da Pampulha (3499) e Saúde (3248), no Conservatório (3218), no Centro Cultural e Escola de Engenharia (3238), Faculdade de Ciências Econômicas (3279), Escola de Arquitetura ( 3269) e Faculdade de Direito (3217). O Museu de História Natural e Jardim Botânico também compartilhará o número tão logo sejam obras finalizadas de infra-estrutura para telefonia local.

A unificação do sistema permite que as unidades, em sua maioria, recebam chamadas gratuitas e usufruem de preços até dez vezes menores para celulares e sete vezes mais baixas para os acessórios fixos, os preços válidos para o sistema, em 2005. com o diretor do Centro de Computação (Cecom), Carlos Alfeu, uma mudança de prefixo tornou-se necessária tanto para atender a questões técnicas e legais de reorganização do serviço quanto a receber o crescimento da UFMG. “Não existem faixas de milhares do número 3499 disponíveis para demandas futuras da Universidade”, justifica o diretor.

Na avaliação de Carlos Alfeu, o estrangulamento no sistema pode causar consequências negativas para os projetos do Campus 2000. “Caso não viabilize essa mudança não teria condições de receber, dentro de um sistema integrado de telefonia, novas unidades acadêmicas no campus Pampulha, como a Face e a Engenharia ”, afirma. Ele observa que a adoção do prefixo 3409 garante o uso exclusivo de nove mil números contínuos para ramais. “Conforme a licitação, a UFMG vai disponibilizar milhar de mil a 9999, e por isso, manterá os ramais atualmente em uso nos campi da Pampulha e Saúde, na Escola de Engenharia e no Centro Cultural”, informações.

A Faculdade de Direito, a Escola de Arquitetura e o Conservatório da UFMG, no entanto, alterou o milhar de ramais para 8. Exemplificando, o número 3217-4600 passaria para 3409-8600. Já na Faculdade de Ciências Econômicas terá o número 7 como seu novo milhar. Uma consulta sobre os números telefônicos pode ser feita no endereço www.ufmg.br/novostelefones .

Reserva para expansão

Além de reduzir a rotina de usuários, as alterações planejadas pelo Cecom trazem uma importante vantagem adicional para a UFMG.

Contando hoje com 6.071 ramais em uso, uma Instituição terá reserva técnica de cerca de três mil números para atender sua expansão nos próximos anos. A unificação do sistema não afeta o Teatro Universitário; o Núcleo de Ciências Agrárias, em Montes Claros; o Instituto Casa da Glória, em Diamantina; a Fundação Rodrigo Mello Franco, em Tiradentes; e como fazendas de Igarapé e Pedro Leopoldo. Segundo ou diretor do Cecom, tal restrição decorre uma série de fatores, como o fato dessas unidades estarem fora de Belo Horizonte, não serem atendidas pela Rede Giga ou possuir infraestrutura de menor porte.

“Mudanças implantadas na gestão da telefonia, desde 2004, estão economizando R $ 2 milhões ao ano para a UFMG”, diz Carlos Alfeu. Entre as medidas adotadas para aumentar e reduzir custos, ele menciona uma licença de pregão eletrônico, uma construção da Rede Giga e uma incorporação de novas tecnologias que permitem ampliar a capacidade do sistema de transmissão de voz e dados da Instituição. O investimento criado como condições técnicas necessárias para alterações no sistema telefônico. Será o meio de fibras ópticas disponíveis da Rede Giga, explica Alfeu, que duas centrais telefônicas MD110, instaladas nos campos Saúde e Pampulha, passando por diálogo. A partir deles, estão conectados como unidades ativadas na Rede Giga e cuja mudança para o campus não está planejado.

VoIP

Como novidades na telefonia vão além, porém, da unificação do prefixo. De acordo com o diretor do Cecom, a UFMG está aguardando a homologação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para implantação do instituto VoIP (Voice Over IP). O sistema de conversa via Internet encontra-se em fase de testes e alunos, professores e funcionários, cadastrados no portal minhaUFMG, conversam por meio de seus computadores ou por conexões entre computadores e telefones.

O sistema interno da UFMG será conectado ao projeto denominado VoIP4all, da RNP. Esse serviço interliga usuários de todas as instituições federais de ensino do país, do MEC e da própria RNP. “Já temos prefixos exclusivos para integradores da comunidade universitária e vamos distribuir software, gratuito, necessário para realizar discagem”, antecipa Alfeu. A previsão é que o serviço atenda de modo diferenciado, a partir do início de 2008, novas demandas de telecomunicações e reduza custos na área, uma vez que as conexões ocorrem por meio de servidores VoIP das instituições.

telefone
Colaboração: Geraldo Magela Perpétuo

Ana Maria Vieira