Gás novo na siderurgia

Fluida e em movimento

Site oferece conteúdo interativo para subsidiar estudos da fala.

Objeto de estudo de campos tão distintos quanto letras e engenharia elétrica - passando por música, artes cênicas, computação, psicologia e fonoaudiologia -, uma fala deve ser compreendida como fenômeno dinâmico, em constante transformação. Para pesquisar, é preciso considerar sua evolução ao longo do tempo, bem como as especificidades linguísticas dos habitantes de cada região. Com o intuito de auxiliar nessa tarefa, os professores Hani Camille Yehia, da Escola de Engenharia e Thais Cristófaro Silva, da Faculdade de Letras, desenvolvem o site Fonética e Fonologia: sonoridade em artes, saúde e tecnologia, hospedado no endereço  www.fonologia .org .

A ideia surgiu em 2008, quando os professores constataram que não havia na Internet uma página em português que oferecia material didático vasto e de qualidade para servir de referência aos estudos na área de sonoridade na linguagem humana. Hani, que coordena o Centro de Estudos da Fala da UFMG (Cefala), e Thais, atualmente à frente do Laboratório Eletrônico de Oralidade e Escrita (e-Labore), desenvolve o site e disponibiliza para a comunidade científica. A empreitada contou com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação por meio da concessão de bolsas a Fernando Oliveira, aluno da Escola de Engenharia, e Diana Souza, ex-aluna da Faculdade de Letras.

Desde fevereiro de 2009, quando entrou no ar, uma página já registrada mais de 90 mil acessos. Nela, os usuários usam conteúdo diversificado e mídia sobre os mais variados aspectos relacionados à fala. Visitantes conferem o mapa linguístico com os principais idiomas do mundo, exercitam exercícios de fonética e ortografia e gramática, analisam imagens anatômicas do aparelho fonador e acessam o quadro fonético do português. Há podcasts, animações e espectros que revelam detalhes como os filhos da fala são usados.

“Nossa ideia foi criar uma forma interativa de aprendizagem”, resume Thaïs. Segundo professor, que lição para turmas do primeiro período de graduação, ou o rendimento dos alunos melhora, há a disposição de conteúdos em formato multimídia. Autora do livro Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios, ela ressalta, ainda, que site democratizou ou acesso ao conhecimento teórico de seus idealizadores. “Poucos têm contato com ou ensinam na sala de aula, mas, por meio de um projeto como esse, recebem milhares de pessoas com oportunidade de aprender”, observa.

Animação

Thaïs e Hani: referência para estudos em sonoridade humana
Thaïs e Hani: referência para estudos em sonoridade humana

Além disso, o avanço das novas tecnologias otimizadas ou o estudo da fala como expressão fluida, sempre em movimento. “Podemos documentar e diferenciar uma língua de maneira muito mais viva do que a forma como queremos no passado”, analisa o professor Hani. Como animações do site, por ideal, exibir os movimentos feitos com uma língua na articulação de diferentes filhos do português e apresentar como suas características acústicas.

“Com o avanço desse projeto, seremos capazes de entender a evolução temporal do brasileiro e analisar a forma como os falantes que habitam a região específica interagem com os outros locais, em um processo de alteração recorrente”, utilizada. “Dessa forma, o português será usado como caso particular para compreender o padrão de evolução de um idioma”, conclui Hani.

Gabriella Praça.