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Voando rápido e baixo

Pesquisadores da UFMG integram equipe vencedora de competição mundial de aviões

 

Pesquisadores do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA), da Escola de Engenharia da UFMG, integram a equipe que conquistou o campeonato mundial Red Bull Air Race, competição em que aviões atingem altíssimas velocidades (até 360 km/h) em baixa altitude. Depois de vencer quatro das oito corridas da temporada 2015, o avião pilotado pelo britânico Paul Bonhomme chegou em segundo lugar na etapa final, – realizada em Las Vegas (EUA) – e ficou com a maior pontuação do ano.

 

O grupo coordenado pelo professor Paulo Iscold, do Departamento de Engenharia Mecânica, está envolvido desde 2008 com a Red Bull Air Race. Em 2010, passou a integrar o Team Bonhomme e já naquele ano a equipe foi campeã.

 

O trabalho do grupo do CEA se dá em duas frentes, de acordo com o professor Paulo Iscold. Um dos objetivos é promover melhorias para reduzir o arrasto aerodinâmico e aumentar a velocidade da aeronave. Ele explica que o foco é a relação da aerodinâmica dentro e fora do avião. “Precisamos ter ar para queima de combustível e para refrigeração, mas não podemos fazer isto de qualquer forma. Nosso papel é obter sempre maior eficiência na aerodinâmica interna e externa”, diz Iscold. Ele acrescenta que o trabalho é feito no computador e no campo, e que algumas peças foram fabricadas na UFMG.

 

O grupo do Centro de Estudos Aeronáuticos atua também na otimização de trajetórias do avião. Foi desenvolvido um programa de computador que analisa os circuitos a priori e determina a melhor forma de cumprir o circuito da prova. No dia de cada competição, em tempo real, outro programa desenvolvido na UFMG detecta erros na trajetória e indica as melhores opções.

 

No trabalho com o Team Bonhomme, Paulo Iscold conta com a produção de alunos como André Goldstein, da graduação em Engenharia Aeroespacial, que participa, ao longo do campeonato, inclusive nos dias de prova, quase sempre a distância, no controle dos softwares e na análise do desempenho do piloto e da aeronave.