Mozart no dentista

Combate ao Aedes

Com o objetivo de reduzir a população do mosquito Aedes Aegypti, a Diretoria do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) concluiu, neste mês, a instalação de telas metálicas e a vedação de todas as tampas de bueiros, ralos e frestas nas dependências do prédio. Também foram eliminados possíveis focos de inseto em tambores, caixas e outros recipientes nas áreas comuns, incluindo jardins.

As ações foram adotadas com base no projeto de iniciação científica ICB contra a dengue. Sob orientação do professor Álvaro Eiras, do Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores (Labeq), vinculado ao Departamento de Parasitologia, levantamento minucioso vem sendo desenvolvido pelas estudantes Isadora Rocha e Hilciely Antunes, desde janeiro de 2015, com apoio do Centro de Extensão.

O mosquito é dotado de uma espécie de “sensor de água” que o guia até quantidades muito pequenas desse líquido, onde a fêmea põe centenas de ovos. Esse fator, aliado a condições ideais de temperatura e umidade, levou ao quadro crítico atual, na avaliação do pesquisador. “Nunca houve uma densidade de mosquitos tão alta quanto agora”, ­afirma Álvaro Eiras.

Neuropsicologia e Apaes

O Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da UFMG vai capacitar 350 profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Minas Gerais. O programa de formação semipresencial iniciará suas atividades em 1º de março.

Os educadores serão apresentados à neuropsicologia do desenvolvimento, campo interdisciplinar que busca compreender as bases cerebrais do comportamento e do processo de conhecimento, a partir de perspectiva do desenvolvimento do indivíduo. As equipes serão preparadas para utilização de métodos de avaliação e para o treinamento de pais de filhos com transtornos como a deficiência intelectual e o autismo.

O programa tem suporte do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG, por meio da plataforma Caed/Virtual, e das universidades federais de Juiz de Fora e da Bahia. Outras informações ­estão ­disponíveis na página do programa (http://pcndapae.org.br).

Educação Científica

Alunos da rede pública, a partir do 7º ano, que visitaram o Museu Itinerante Ponto UFMG durante suas viagens pelo interior de Minas Gerais, no fim do ano passado, podem se inscrever no curso de Educação Científica para Alunos da Escola Básica. As matrículas, que vão de 1º a 25 março, podem ser feitas pelo site http://museu.cp.ufmg.br/.

Com 60 horas-aula oferecidas em plataforma online durante três meses, a partir de 4 de abril, o curso tem o objetivo de estimular vocações científicas e técnicas, proporcionando momentos de reflexão sobre a importância da ciência e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5179.

Criança observa exposição no Museu Ponto UFMG
Criança observa exposição no Museu Ponto UFMG Foca Lisboa / UFMG

Pesquisa sobre enxaqueca

O projeto Ensaio clínico duplo-mascarado randomizado e placebo-controlado de adição do gengibre (Zingiber officinale) no tratamento da migrânea, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem, está recrutando voluntários para participação na pesquisa que avaliará a eficácia do gengibre como tratamento preventivo para enxaqueca.

Os candidatos devem ter de 18 a 60 anos, diagnóstico prévio de enxaqueca e apresentar de duas a oito crises por mês. Além disso, não podem fazer uso diário de medicamento para prevenção de crises de enxaqueca, e as mulheres não podem estar grávidas ou amamentando. Interessados devem fazer contato com Laís Bhering, pelo telefone (31) 98518-2898 ou pelo e-mail lbhering@hotmail.com.

Estudos da imagem

Estão abertas, até 1º de março, as inscrições de trabalhos para o I Congresso do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Imagem (Ninfa UFMG). Com o mote O borboletear do método, o evento, que ocorrerá de 12 a 15 de abril, está organizado em cinco eixos temáticos: Fotografia, cinema e modernidade, Moda e design, Patrimônio, conservação e memória, Teoria da história da arte e Cultura visual e história da arte. Os autores dos trabalhos devem preencher formulário on line: goo.gl/forms/QEG41XPtYb.

Em sua primeira edição, o congresso contará com a participação do professor Luís Alberto Casimiro, doutor em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Sua tese foi agraciada pelo Vaticano em 2010, com o prêmio anual das Pontificie Accademie in Mariologia, concedido pelo Pontificio Consiglio della Cultura. O professor vai ministrar palestra em12 de abril e minicurso nos três dias seguintes. Interessados podem se inscrever para a palestra e para o minicurso, informando dados pessoais pelo e-mail congresso.ninfa@gmail.com.