Os melhores anos

Psicanálise e Psicologia

Estão abertas as inscrições para os cursos de extensão Psicanálise e criminologia e Atendimento psicológico em situações de emergências e desastres. As matrículas podem ser feitas no site.

Psicanálise e criminologia  propõe reflexão sobre a interface das duas áreas com base em conceitos do direito, teses de Freud e Lacan, temas ­contemporâneos e casos conhecidos. Atualização sobre atendimento em desastres, por sua vez, tem foco na interseção da psicologia com situações extremas.

Outro curso com início em março é Introdução à clínica lacaniana, que promove discussões sobre os  fundamentos da proposta da teoria de Lacan para aplicação às manifestações sociais e sintomáticas na contemporaneidade. Mais informações sobre os cursos e demais atividades gerenciadas pela Fundep podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4200.

Dependência química

A Escola de Enfermagem vai promover, nos dias 14 e 15 de março, o 4º Ciclo de estudos e debates: boas práticas em dependência química, com o objetivo de contextualizar esse tipo de dependência como fenômeno social, discutir práticas e apresentar possibilidades de abordagem nos serviços de saúde, assistência social, educação e segurança pública.

O evento reunirá estudantes, pesquisadores, profissionais das áreas de saúde, assistência social, segurança pública e educação, gestores e comunidade em geral. Palestras e oficinas vão abordar o comportamento de usuários de drogas relacionado à saúde, estratégias sobre o estigma associado a usuários e cuidados com crianças e adolescentes em situação de rua e dependentes químicos.

As inscrições podem ser feitas no site. O ciclo é realizado pelo Centro Regional de Referência da Escola de Enfermagem da UFMG, pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça, e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Saúde Mental, Álcool e outras Drogas.

Aplicativo Viver UFMG
Aplicativo Viver UFMG Criação Cedecom

UFMG em aplicativo

Integrantes da comunidade acadêmica e visitantes podem utilizar o aplicativo Viver UFMG, disponível para dispositivos com Android ou IOS, que facilita o acesso a informações e serviços da Universidade.

O aplicativo oferece informações sobre o calendário acadêmico, acesso ao Sistema de Bibliotecas para consulta e renovação de empréstimos, horários de ônibus internos do campus Pampulha, bolsas e normas acadêmicas, além de mapas, telefones e e-mails de contato de todas as unidades em Belo Horizonte e Montes Claros. O dispositivo também conta com ferramentas que auxiliam na realização de matrículas, planos de estudo e cálculos de Rendimento Semestral Global (RGS).

O sistema foi desenvolvido por estudantes, sob orientação do pró-reitor adjunto de Graduação, Walmir Caminhas.

Impeachment em livro

Impeachment: o que é, como se processa e por que se faz é o título do novo livro do professor Marcelo Campos Galuppo, da Faculdade de Direito da UFMG. Produzida pela editora D’Plácido, a obra pretende preencher lacuna na produção bibliográfica sobre o tema, que voltou à tona na vida política do país.

Em linguagem acessível, o livro aborda todos os aspectos do impeachment, em especial as causas que o motivam, seu processamento e seus efeitos, além de oferecer análise teórica profunda. O livro contém, ainda, toda a legislação aplicável ao impedimento de chefe do Executivo.

Galuppo também é professor da PUC Minas e preside a Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito. Com 272 páginas, o livro tem preço de capa de R$ 76,90.

Joanna Maranhão no CTE

A nadadora Joanna Maranhão, que se prepara para representar o Brasil pela quarta vez consecutiva nos Jogos Olímpicos, treinou, na última semana, nas instalações do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG.

A pernambucana de 28 anos revelou-se entusiasmada com a estrutura do parque aquático. “A piscina é excelente em bloco, raia, absolutamente tudo. Posso dizer que, no Brasil, não há nenhuma piscina para treinamento como esta”, disse Joanna, enfatizando a vantagem de o CTE ser destinado a treinos e não a competições, o que torna o espaço disponível o ano inteiro.

A nadadora ressaltou também que a piscina retrátil possibilita a realização de treinos para crianças, adultos e atletas de alto rendimento. Joanna Maranhão, que foi atleta do Minas Tênis Clube, representa o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, onde pretende encerrar a carreira neste ano.

Graduando empreendedor

Estão abertas as inscrições para o Programa Nexu, iniciativa da Coordenadoria de Transferência e Inovação ­Tecnológica da UFMG que capacita alunos de graduação para empreendedorismo e inovação, valendo-se de tecnologias desenvolvidas na Universidade.

Neste primeiro semestre, os estudantes selecionados trabalharão em grupos multidisciplinares e aprenderão a estimar os passos necessários para que as ­tecnologias geradas na academia possam alcançar o mercado como novos produtos. Eles também contarão com espaço de coworking dentro da incubadora de empresas Inova-UFMG.

Serão ofertadas 24 vagas para esta edição do programa, estruturada como projeto de extensão. Mais informações podem ser obtidas no site.