Em condições extremas

Acontece

Periódico

O periódico Trabalho e Educação abriu chamada para submissão de trabalhos que serão publicados até o ano que vem. De periodicidade quadrimestral, a publicação é coordenada por docentes e pesquisadores que atuam no Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (Nete), do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação (FaE). Outras informações estão disponíveis no site do periódico.

Tabagismo

Capacitação gratuita que orientará profissionais para o tratamento de pacientes tabagistas recebe inscrições até 11 de abril. Promovido pelo Centro Regional de Referência em Drogas (CRR) da Faculdade de Medicina, em parceria com o Centro de Apoio ao Ensino a Distância (Caed), o curso será realizado a distância e tem vagas limitadas. A atividade será iniciada no dia 18 de abril. As inscrições devem ser feitas pela internet.

O objetivo é preparar profissionais de nível superior para avaliação, abordagem e tratamento individual em grupos formados por pacientes tabagistas. O curso tem 40 horas-aula e será realizado em cinco módulos. Os alunos receberão as instruções e o material didático para acompanhamento das atividades por e-mail, e haverá exercícios para verificar o aprendizado ao final de cada módulo.

Biblioteconomia 

Diretores e docentes de biblioteconomia, ciência da informação, arquivologia e museologia têm até o dia 30 de abril para submeter trabalhos para o 11º Encontro de Diretores e para o 10º Encontro de Docentes de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Mercosul, evento que a Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG vai sediar de 18 a 20 de setembro.

Os trabalhos devem ser enviados pelo site do evento, onde também se encontram informações como normas de submissão e programação. Com o tema A Biblioteconomia em diálogo com a Arquivologia e a Museologia: desafios e interlocuções em equipamentos culturais, o encontro, que ocorre a cada dois anos, é oportunidade de discussão e de reflexão sobre os planos curriculares de Biblioteconomia. A língua oficial do evento é o português, mas também serão aceitos trabalhos em espanhol.

Arthur Bosmans

O maestro e compositor Arthur Bosmans é o tema de exposição que está montada na Biblioteca Central, campus Pampulha, até 27 de abril. Objetos pessoais e obras do acervo de Jaak Bosmans, filho do compositor, podem ser vistos das 7h30 às 22h, de segunda a sexta, na mostra intitulada Arthur Bosmans – Percursos de vida de um artista. A entrada é gratuita.

Nascido na Bélgica, Bosmans trouxe grande contribuição musical para Belo Horizonte durante sua trajetória no antigo Conservatório Mineiro de Música. Segundo Oiliam Lanna, compositor, professor da Escola de Música da UFMG e ex-aluno do maestro, “Arthur Bosmans ensinava pelo exemplo, focando, sobretudo, em suas próprias obras e em um vasto repertório que sua atuação como regente permitiu conhecer em profundidade”.

Objetos pessoais do músico.
Objetos pessoais do músico. Foca Lisboa / UFMG

Inovação

Ensaios, relatos de experiências, resultados de pesquisas e materiais didáticos (vídeos, sites, softwares, livros, organização de disciplinas no Moodle, entre outros) podem ser inscritos, até 13 de junho, para apresentação na segunda edição do Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, que será realizado de 14 a 16 de outubro. O evento é promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Interessados em realizar oficinas podem fazer inscrição até 31 de maio. As ações e os produtos desenvolvidos deverão envolver docentes, discentes, corpo técnico-administrativo da UFMG e de outras instituições de ensino superior.

Neste ano, o congresso terá como tema central o estudante como agente de mudanças em comunidade. O propósito é possibilitar reflexões, promover a troca de experiências e fomentar a produção e divulgação, em rede, de práticas didático-metodológicas inovadoras no ensino superior. Mais informações podem ser obtidas no site do Congresso.

Plantas medicinais

Até 25 de maio, estão abertas as ­inscrições de trabalhos para apresentação no 24° Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, que o Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas da UFMG (Ceplamt) vai realizar de 21 a 24 de setembro.

Podem ser submetidos resumos que tratem dos temas antropologia e história natural, biotecnologia e cultivo, botânica e etnobotânica, etnofarmacologia e ­farmacologia, farmacologia clínica, produção e controle de qualidade, química dos produtos naturais, saúde pública, tecnologia e desenvolvimento de produtos fitoterápicos. Mais informações sobre a submissão estão disponíveis na internet.

As inscrições para participantes também estão abertas e devem ser feitas no site da Fundep: http://goo.gl/YLyz0h. O evento marca os 200 anos da chegada ao país do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, que descreveu centenas de plantas úteis e medicinais ­nativas do Brasil no século 19.