Tudo em família

Docência valorizada

Um sentimento de desvalorização do exercício da docência na graduação, em comparação com as atividades desenvolvidas na pós-graduação (pesquisa e docência), tem sido observado em encontros organizados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMG. “Nosso contato foi com pessoas que estão envolvidas na graduação, acreditam na importância dessa atividade, mas não se sentem reconhecidas ou valorizadas”, observa a professora Cristina Alvim, presidente da CPA.

Políticas de valorização do ensino e do professor da graduação será tema de mesa-redonda nesta terça-feira, 5, que reunirá a professora Eliana Martorano Amaral, da Faculdade de Medicina da Unicamp, o pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, o coordenador da pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, Elton Antunes, e Cristina Alvim, que é também professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina.

O evento, que será realizado no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), com início às 14h, poderá ser acompanhado por professores, diretores de unidade, chefes de departamento, coordenadores de colegiado e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) – órgãos de apoio aos colegiados.

.
Foca Lisboa / UFMG
x Remover

A intenção é elaborar diagnóstico mais aprofundado da real situação dos docentes de graduação na Universidade, iniciada com o processo de avaliação dos cursos, “que deve, além de identificar fragilidades, propor caminhos”, explica Cristina Alvim.

Ela ressalta que resolução de 2014, do Conselho Universitário, expressa significativamente a importância do professor da graduação. “A aplicação prática dessa resolução, contudo, deve ser feita em cada unidade acadêmica, já que a diversidade e a imensidão da UFMG não possibilitam que um único documento alcance a realidade específica de cada curso”, explica a diretora da CPA.

Enade

Para analisar o ensino da graduação, a CPA utiliza dados da autoavaliação da Universidade, bem como os resultados de questionário aplicado a formandos que participam anualmente do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Segundo Cristina Alvim, o objetivo da Comissão é aprofundar as análises e não apenas focalizar resultados e rankings. “A proposta é compreender melhor como os resultados refletem a realidade da Universidade, seus pontos fracos e fortes.”

A professora ressalta que, no Enade, o estudante deve responder a um questionário constituído de duas partes: perfil socioeconômico e opinião a respeito do curso e das condições de ensino em sua universidade. Na mesa-redonda Valorização da docência e do professor universitário, a diretora da CPA vai apresentar avaliação dos resultados do Exame, obtidos nos anos de 2013 e 2014. “O objetivo é divulgar esse relatório para diversas mídias, para que os alunos percebam a importância do questionário do Enade”, diz.

Os dados do relatório levaram a CPA a investir no planejamento do ensino e na articulação teórica e prática, com a intenção de desenvolver e fortalecer os colegiados e os NDEs e, com base nisso, promover a valorização da docência da graduação.

Nathalia Costa