Trânsito de Saberes

Acontece

Restaurantes nas férias

Os restaurantes universitários (RUs) da UFMG têm seus horários de funcionamento alterados, até 31 de julho, em razão das férias escolares. O Setorial I, no campus Pampulha, e o restaurante da Faculdade de Direito estão fechados e voltam a funcionar normalmente no dia 1º de agosto. Os demais restaurantes estarão fechados aos sábados e não servirão café da manhã nesse período. 

O Setorial II, no campus Pampulha, servirá almoço e jantar, de segunda a sexta-feira, respectivamente das 11h às 14h e das 17h30 às 19h. O restaurante do campus Saúde servirá somente almoço, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. O RU do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, também estará aberto para almoço, de segunda a sexta, das 11h às 13h30.

A unidade da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), que funciona no segundo andar do Setorial II, atenderá, nesse período, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Timor-Leste

A UFMG assinou, no dia 1º de julho, acordo de cooperação com a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). A parceria foi oficializada no 26º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), realizado em Díli, capital do Timor-Leste.

A UFMG, que ocupa a vice-presidência da AULP, foi representada no evento pela vice-reitora, Sandra Goulart Almeida. Segundo ela, a UNTL tem demonstrado bastante interesse em manter cooperações com instituições de outros países de língua portuguesa. “Esta é a primeira vez que a UFMG estabelece acordo com uma instituição do Timor-Leste, o que, para nós, é motivo de imensa satisfação”, afirma.

Fundada em 2000, a UNTL é universidade pública e a única instituição de ensino superior do país localizado no sudeste asiático.

Revista Aletria

Até o final de agosto, a Revista Aletria, do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, da Faculdade de Letras, recebe artigos que relatem pesquisas sobre o esporte na literatura e no cinema, abordando as relações entre as áreas.

A publicação, quadrimestral, circula desde 1993, com a missão de fomentar a produção acadêmica sobre estudos literários e culturais. Mais informações estão disponíveis em www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria.

UFMG no CNE

Os professores Francisco César de Sá Barreto, emérito da UFMG e reitor na gestão 1998-2002, e José Francisco Soares, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram nomeados membros do Conselho Nacional de Educação (CNE). Sá Barreto vai ocupar cadeira na Câmara de Educação Superior, e Chico Soares vai integrar a Câmara de Educação Básica. A designação foi publicada no Diário Oficial da União, no último dia 4. Ambos integraram o CNE em outras ocasiões.

Francisco César de Sá Barreto integrou o Conselho Superior da Capes e o Conselho da SBPC e presidiu, no biênio 2009-2010, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec).  José Francisco Soares foi membro de comitês consultivos do Inep e do Instituto Nacional de Evaluation Educativa do México. 

Casa da Glória

Alunas do Colégio em frente ao acesso ao alojamento
Alunas do Colégio em frente ao acesso ao alojamento Acervo da exposição

O Instituto Casa da Glória, em Diamantina, passa a contar com exposição, de caráter permanente, de textos sobre a educação religiosa feminina no Brasil e fotografias do Colégio Nossa Senhora das Dores, que funcionou no prédio do Instituto de 1867 a 1966.

A exposição tem o objetivo de difundir valor patrimonial de casarões e de valorizar diferentes usos dos espaços ao longo do tempo. A mostra também inclui depoimentos de ex-alunas da instituição que abordam ambiente, rotina de aulas e a convivência entre internas, externas, órfãs e irmãs. A visitação, gratuita, pode ser feita de segunda a domingo, das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3531-1394.

O Instituto Casa da Glória foi criado em 2001, como órgão complementar do Instituto de Geociências da UFMG. Abriga as atividades do Centro de Geologia Eschwege, além de trabalhos de campo de disciplinas dos cursos de geografia, geologia, turismo, engenharia de minas e ciências biológicas. O Instituto também sedia festivais, seminários, cursos e simpósios promovidos por entidades técnico-científicas, por unidades acadêmicas e por órgãos públicos.