Rumo aos 90

Acontece

Semana do conhecimento

Com a temática Cultivar vidas: ciência e sociedade, que propõe reflexões sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela Universidade em diálogo com os outros setores da sociedade, a UFMG vai realizar, de 17 a 21 de outubro, nos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros, a Semana do Conhecimento. As inscrições devem ser feitas até 23 de setembro, pela internet (www.ufmg.br/semanadoconhecimento/). 

Realizado anualmente, o evento conta com participação de docentes, estudantes, servidores técnicos e administrativos em educação e da comunidade externa. Durante a Semana, estudantes de graduação, de pós-graduação e servidores apresentarão mais de três mil trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão. 

A Semana inclui seminários, palestras, mesas-redondas, premiação de trabalhos acadêmicos e programação cultural diversificada. 

Eleições municipais

Um mosaico dos fatores que influenciam o voto nos municípios brasileiros é apresentado no livro A lógica das eleições municipais, organizado pelo cientista político Antonio Lavareda, especialista em comportamento eleitoral, e pela professora Helcimara Telles, do -Departamento de Ciência Política da Fafich. A obra foi lançada no último dia 30, durante o -Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), em Belo Horizonte.

Publicado pela Editora FGV, o livro é organizado em 13 capítulos assinados por 34 pesquisadores acadêmicos e do mercado. Neles, os autores buscam desvendar o sem-número de aspectos que norteiam as campanhas municipais e direcionam o voto em ambientes de enorme heterogeneidade socioeconômica.

As análises, que se concentram nas eleições municipais de 2012, abordam temas como fragmentação das eleições locais e emergência de novas forças políticas, o papel das câmaras municipais, petismo e antipetismo em São Paulo e a repercussão das campanhas pela internet.

A lógica das eleições municipais está à venda por R$ 63 no site http://bit.

Vagas para estudantes indígenas

O Conselho Universitário -aprovou, por unanimidade, no -último dia 30, a oferta permanente do Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas, criado em caráter -experimental em 2009. A decisão abre caminho para a institucionalização do programa.

A proposta vinha sendo examinada pelas instâncias superiores da UFMG desde o fim de 2014, quando a Comissão de Acompanhamento de Estudantes Indígenas, vinculada à Pró-reitoria de Graduação, concluiu uma avaliação do programa. A análise foi submetida à apreciação da Câmara de Graduação, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e, por último, do Conselho Universitário.

O projeto piloto possibilitou, no período de 2010 a 2013, o ingresso de 46 alunos indígenas nos cursos de Enfermagem, Medicina, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Agronomia e Odontologia, por meio de processo seletivo especial. Os estudantes beneficiados pelo programa são oriundos de várias etnias, como pataxós, xakriabás, kaxixós, tupiniquins e terenas.

Com a aprovação do programa em caráter permanente, a expectativa é de que aumente o número de cursos com vagas destinadas a estudantes de comunidades indígenas. Quatro colegiados já manifestaram interesse em aderir à iniciativa: Administração, Antropologia, Direito e Turismo.

Bioinformática

Estão abertas as inscrições para o X-Meeting 2016, congresso internacional organizado pela Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C), que será realizado no campus Pampulha de 16 a 18 de novembro. Pesquisadores e orientadores associados da AB3C podem indicar nomes de palestrantes para a seção Jovem Bioinformata (Young Scientist Highlight), e sugestões de temas para as oficinas, direcionadas à comunidade, também podem ser feitas na página do evento: http://x-meeting.com/2016/.

Maior evento científico da área realizado no Brasil, o X-Meeting é presidido pela professora Glória Franco, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB e presidente da AB3C.

Nanobiotecnologia

Trabalhos nas áreas de nanobiomedicina, nanotoxicologia e nanomateriais podem ser inscritos, até 15 de outubro, para apresentação no 1º Simpósio Nacional de Nanobiotecnologia e no 2º Workshop de Nanobiotecnologia da UFMG – Avanços & Aplicações, que serão realizados no campus Pampulha, nos dias 1º e 2 de dezembro.

Promovidos por grupo de pesquisa coordenado pelo professor Luiz Orlando Ladeira, do Departamento de Física, os eventos vão discutir as técnicas de síntese e funcionalização de nanopartículas, suas aplicações e avanços nas áreas biomédicas. Também serão demonstradas a biofuncionalização de nanomateriais usando rotas químicas.

As informações sobre submissão de resumos, inscrições e hospedagem estão disponíveis no site www.nanobmrg.com/snnb. As inscrições para participantes se encerram em 30 de novembro.

Territorialidades e humanidades

A UFMG vai sediar, de 4 a 7 de outubro, a Conferência Internacional Sul-americana: territorialidades e humanidades, preparatória da Conferência Mundial de Humanidades, que será realizada em 2017, em Liège, Bélgica. O evento global visa refundar as Ciências Humanas, aprofundando a dimensão transdisciplinar da pesquisa para atender às necessidades da Humanidade no século 21.

A conferência em Belo Horizonte, que integra as comemorações pelos 90 anos da Universidade, se dá no âmbito do Ano Internacional do Entendimento Global, que põe em discussão as -dimensões internacional, nacional e regional da globalização. Trabalhos poderão ser submetidos até 25 de setembro. Outras informações sobre o evento estão disponíveis na internet: www.ufmg.br/humanidades.