As aparências enganam

Cruzando fronteiras

Diálogo entre biblioteconomia, arquivologia e museologia será reforçado com eventos internacionais na UFMG

Traço marcante da formação oferecida pela Escola de Ciência da Informação (ECI), o diálogo entre as áreas de biblioteconomia, arquivologia e museologia será também o mote de dois eventos de abrangência internacional que a unidade recebe nesta semana. Eles reúnem mais de 300 participantes do Brasil, de outros países latino-americanos, do Caribe, de Portugal e da Espanha, para conferências, apresentação de trabalhos e debates. “É a primeira vez que os dois eventos ocorrem juntos”, conta o diretor da ECI, professor Carlos Alberto Ávila Araújo.

Fachada do prédio da Escola de Ciência da Informação, no campus Pampulha
Fachada do prédio da Escola de Ciência da Informação, no campus Pampulha Foca Lisboa/UFMG

O primeiro, que começou neste domingo, 18, congrega docentes e diretores de escolas de Ciência da Informação de países membros do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. De 21 a 23, será realizado encontro da Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Ibero-América e do Caribe (Edicic), cuja conferência de abertura, Multi, inter e transdisciplinaridade: onde estamos e para onde vamos, será proferida pelo professor Ivan Domingues, do Departamento de Filosofia.

A temática A biblioteconomia em diálogo com a arquivologia e a museologia: desafios e interlocuções em equipamentos culturais, que permeará as discussões do encontro de diretores e docentes de Biblioteconomia e de Ciência da Informação do Mercosul, foi proposta pela EC I. O tema Patrimônio, mediações sociais e tecnologia: diálogos interdisciplinares estará presente nas mesas temáticas do Edicic, evento que reúne, a cada dois anos, pesquisadores de ciência da informação, arquivologia, biblioteconomia e museologia com o objetivo de discutir questões relevantes para as áreas.

“Hoje, a ECI é referência nacional pelo diálogo que proporciona entre as três áreas: Biblioteconomia, Museologia e Arquivologia ”

Segundo o diretor, os dois eventos e suas temáticas estão em plena sintonia com o momento vivido pela ECI, que, neste ano, completa o processo de implantação de projeto institucional aprovado no ano 2000. O projeto previa, por exemplo, a oferta dos cursos de Museologia e Arquivologia – que foram criados em 2008 e 2009 – ampliando, assim, o campo de formação da Escola, originalmente focado na área de Biblioteconomia. “Hoje, a ECI é referência nacional pelo diálogo que proporciona entre as três áreas”, enfatiza Carlos Alberto Ávila Araújo. 

Outro fato vem consolidar esse processo: o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), que agora completa 40 anos, acaba de adotar a área de concentração Informação, mediações e cultura, de modo a se abrir também para linhas de pesquisa de docentes dos cursos de graduação em Museologia e em Arquivologia. O PPGCI tem nota 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e já formou 439 mestres e 119 doutores.

A professora Maria Aparecida Moura, que preside esta edição do Edicic ao lado do professor Fabrício José Nascimento da Silveira, informa que os dois eventos foram escolhidos para integrar a programação de comemoração dos 90 anos da UFMG, por terem o propósito de “trabalhar a especificidade da formação e da pesquisa, compreendendo esse diálogo fora do que é convencional, ou seja, privilegiando nossa vizinhança regional – o Mercosul, a Ibero-América e o Caribe”. Ela ressalta “a grande identidade geopolítica e cultural dos países ibero-americanos, o que evidencia a existência de um terreno fértil para a cooperação e o desenho de agendas comuns de preocupações e de atuações”.

Interlocuções

Ao reunir, a cada dois anos, diretores e docentes de escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação de países membros do Mercosul, o 11º Encontro de Diretores e o 11º Encontro de Docentes de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Mercosul visam estabelecer uma rede acadêmica, para discutir e consolidar propostas didáticas, além de promover a integração e o sentido de pertencimento regional no âmbito do ensino superior. Nesta edição, haverá apresentações de trabalhos de docentes por país e reuniões por área de atuação, além de encontro específico dos diretores e plenária de fechamento. O professor Carlos Alberto Ávila Araújo explica que o evento nasceu com a intenção de se tornar um espaço comum para a harmonização de currículos e promover intercâmbio de alunos e de professores entre as instituições participantes. 

O Encontro da Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Ibero-América e do Caribe (Edicic) será aberto no dia 21, às 9h30, no auditório da Reitoria. “Organizamos mesas temáticas na parte da manhã e apresentações de trabalhos à tarde, focalizando dez eixos temáticos”, explica Aparecida Moura. Os conferencistas são pesquisadores de universidades brasileiras e convidados da Espanha, de Cuba, da Argentina e da Colômbia.

No dia 22, pela manhã, a mesa A Ciência da Informação na Ibero-América e Caribe: diálogos interdisciplinares vai analisar os atuais enquadramentos que definem uma agenda de pesquisa para a área de Ciência da Informação nesse cenário. No mesmo dia, às 17h, haverá encontro de bibliotecas escolares, promovido pelo Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar. Na manhã seguinte, a mesa Cultura, memória e mediações sociais: apropriações e saberes institucionais no contexto ibero-americano vai debater o lugar social ocupado por arquivos, bibliotecas e museus no cerne dos processos de produção, apropriação e mediação dos saberes.

Informações sobre a programação dos eventos estão disponíveis no site da Escola de Ciência da Informação.

Ana Rita Araújo