Em domicílio

Criopreservação de espermatozoides

De 17 a 20 de novembro, a Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo vai sediar curso prático sobre Criopreservação de espermatozoides, cujas inscrições já estão abertas.Destinado a estudantes e profissionais da área, o curso é dividido em aulas teóricas, práticas e grupo de discussão. Serão abordados princípios da criopreservação, anatomofisiologia da célula espermática, sêmen resfriado em constraste com sêmen congelado, meios diluidores, preparação e composição básica.

O curso será ministrado pelo professor da Escola de Veterinária da UFMG Marc Roger Jean Marie Henry, que tem experiência em reprodução animal e atua principalmente com biotecnologia da reprodução, comportamento reprodutivo e andrologia.

Mais informações podem ser obtidas no Centro de Extensão da Escola de Veterinária, pelo telefone (31) 3409-2052.

Ciências forenses

O desenvolvimento de soluções algorítmicas de computação visual e inteligência de máquina para problemas relacionados  à computação forense, segurança digital e vigilância eletrônica será objeto de discussão em workshop que a UFMG vai sediar nos dias 3 e 4 de outubro. Participarão do evento pesquisadores estrangeiros e brasileiros que integram a equipe do projeto DeepEyes, vinculado ao Programa Ciências Forenses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Além de reuniões de trabalho e apresentação dos avanços obtidos na execução do projeto, haverá palestras dos pesquisadores Larry Davis (Universidade de Maryland, EUA), François Bremond (Inria, França), Eduardo Alves do Valle Jr. (Universidade Estadual de Campinas), Jorge Lambert (Instituto Nacional de Criminalística) e do coordenador associado do projeto, William Robson Schwartz, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG.

As pesquisas do projeto DeepEyes tratam de problemas como detecção de falsificações em imagens e vídeos digitais, atribuição de fonte de captura de dados, detecção de conteúdo sensível em vídeos, desenvolvimento de técnicas para reconhecimento humano, reconhecimento de placas veiculares por meio de vídeos e reconhecimento de atividades em vídeos digitais. A programação está disponível na página do DCC.

Homenagem a Radamés

A flautista Militza Franco e o Maurício Veloso
A flautista Militza Franco e o Maurício Veloso Rodrigo Veloso

No dia 30 de -setembro, às 19h30, o Conservatório UFMG vai receber Celso Faria (violão), Militza Franco (flauta) e Maurício Veloso (piano) na programação dos Concertos de Primavera, promovidos pela -Organização de Aposentados e Pensionistas (OAP). Os músicos apresentarão a obra de Radamés

Gnattali (1906-1988), que trabalhou para romper as barreiras entre a música de concerto e a popular. Ele foi compositor, maestro, pianista e arranjador. O concerto tem -entrada franca.

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro, Belo Horizonte. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31)3409-8300.

Fachada digital

Até 19 de novembro, a fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG projeta obras relacionadas a cidadania, ocupação de espaços, comunidades, culturas, meio ambiente e cena urbana. As 13 projeções noturnas foram selecionadas na chamada temática Ativismos contemporâneos. A programação do Espaço, localizado na Praça da Liberdade, 700, está disponível no site do Espaço do Conhecimento.

Arrecadação de lenços e perucas

A Escola de Enfermagem lançou campanha de arrecadação de lenços, perucas, bonés e chapéus para pacientes adultos em tratamento quimioterápico de neoplasias malignas no Ambulatório Borges da Costa, do Hospital das Clínicas. A iniciativa é coordenada pelas professoras Ana Lúcia De Mattia e Giovana Paula Rezende Simino, da disciplina Prevenção e controle do câncer: uma abordagem holística, da Escola de Enfermagem da UFMG.

As doações poderão ser depositadas em caixa instalada na entrada da unidade, no campus Saúde. A entrega dos materiais será feita no dia 20 de outubro, em atividade da disciplina Cuidado à alopecia (perda de cabelos).

Esporte e lazer

Estão abertas as inscrições para cursos a distância sobre políticas sociais de esporte e lazer que a UFMG oferece em parceria com o Ministério do Esporte. Os cursos proporcionam formação continuada para agentes sociais nos programas do Ministério e pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre políticas públicas e gestão participativa nas áreas de esporte e lazer.

Os cursos oferecidos são Avaliação; Diagnóstico da realidade; Elaboração de projetos; Esporte, lazer e saúde; Esporte recreativo e de lazer; Financiamento do esporte e lazer; Gestão participativa do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC); Princípios do PELC.

A participação nas atividades, estruturadas em módulos de 30 horas, com duração de 45 dias, dará direito a certificados do Ministério do Esporte e da UFMG. As inscrições, gratuitas, devem ser solicitadas por meio de mensagem para eadpelcvs2015@gmail.com, com nome completo, número de CPF, telefone e curso escolhido.