Domingo de Boas-vindas
Em sua primeira edição em 2017, evento abre as portas do campus para calouros e familiares
Josué Victor acaba de ser aprovado no curso de Jornalismo da UFMG e mal vê a hora de conhecer seu futuro local de estudos. Uma boa oportunidade para que ele e colegas calouros se integrem mais rapidamente ao ambiente acadêmico será proporcionada pelo evento Domingo no Campus, neste fim de semana. “Mesmo morando em BH, a primeira vez que entrei na UFMG foi há apenas um ano. Esse evento vai nos ajudar muito a conhecer melhor o campus”, comemora Josué.
O evento, que incentiva o uso do ambiente universitário para lazer e convivência, será dedicado aos calouros, familiares, amigos e moradores da região metropolitana de Belo Horizonte. Estão previstas brincadeiras e atividades esportivas e de lazer no bosque da Escola de Música, no gramado da Reitoria e na Praça de Serviços, das 8h às 13h.
A maioria das atividades que integram a programação foram sugeridas pela comunidade universitária, que respondeu a uma chamada pública lançada em janeiro. Foram enviadas 39 propostas por servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFMG; seis delas foram aprovadas.
A sugestão de incorporar o Domingo no Campus à programação de recepção aos calouros partiu de um grupo de alunos do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), como explica Hygor Hernane Telles, coordenador-geral do Diretório Acadêmico (DA) e graduando em Sistemas de Informação. “Já é tradição do ICEx organizar uma recepção específica para os calouros por meio do DA e dos centros acadêmicos, mas pretendíamos organizar algo independente do curso. Há várias iniciativas que os alunos não conhecem, e achamos que seria interessante combinar a recepção de calouros com esse evento”, explica.
Uma das seis atividades aprovadas na chamada foi proposta pelo próprio grupo, que vai organizar um piquenique no espaço entre o ICEx, a Praça de Serviços e o Instituto de Ciências Biológicas. “Também faremos uma oficina com jogos de tabuleiro”, adianta Telles.
Outra sugestão selecionada partiu do estudante de economia Abdoul Razack, que é africano e faz intercâmbio na UFMG. Sua intenção é promover o diálogo entre identidades culturais distintas por meio do Ifêculture – África. Em um bate-papo informal, ele vai falar sobre línguas, músicas e gastronomia africanas. “A UFMG reúne alunos de várias nacionalidades. Estamos aqui para conhecê-los e compartilhar o que aprendemos nos nossos países de origem”, justifica.
Reanimação e kung-fu
A estudante Ana Luíza Giacon, que integra o Laboratório de Simulação da Faculdade de Medicina, fará um treinamento de reanimação cardiopulmonar. “Realizamos essa atividade em escolas e outros espaços públicos. Como foi bem-sucedida, resolvemos estendê-la ao Domingo no Campus. Estou muito ansiosa e espero receber pessoas de todas as faixas etárias”, conta.
“Essa é uma chance de divulgar nosso trabalho, mostrando às pessoas como essa prática pode contribuir para corpos e mentes mais saudáveis”
Os universitários Kevin Rodrigues e Cecilia Fiorini farão uma introdução ao kung-fu para pessoas acima de 12 anos. A atividade inclui aquecimento, posturas e exercícios básicos de ataque e defesa. Com 14 anos de experiência, Rodrigues, doutorando em Física, ajudou a despertar em Cecilia, doutoranda em Biologia Vegetal, o interesse pela modalidade. Ela explica que, desde que começou a praticar a arte marcial, sua resistência e concentração aumentaram. “Essa é uma chance de divulgar nosso trabalho, mostrando às pessoas como essa prática pode contribuir para corpos e mentes mais saudáveis”, comemora a doutoranda.
Um parceiro já tradicional que volta a marcar presença no evento é o Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e Lazer, responsável pelo Tô de boa, tô no campus, que realiza uma série de atividades recreativas e de lazer. Além da programação e da oportunidade de usufruir dos ambientes de convivência, as pessoas que circularem pelo campus poderão experimentar as opções de lanche disponíveis nos carrinhos de cachorro quente, hambúrguer artesanal, pipoca, sorvete e picolé, entre outros. A infraestrutura contará, ainda, com serviços de segurança, limpeza e banheiros químicos.
O Domingo no Campus é iniciativa das pró-reitorias de Extensão, de Administração e de Assuntos Estudantis, da Diretoria de Ação Cultural, da Coordenadoria de Assuntos Comunitários e do Centro de Comunicação da UFMG. Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.
Programação – 12 de março – campus Pampulha
Ifêculture – África – 9h30 às 10h30 – Praça de Serviços
Aulão de zumba – 11h às 12h – Praça de Serviços
Piquenique – 10h às 11h – Pracinha – espaço entre Icex, Praça de Serviços e ICB.
Introdução ao kung-fu – 9h às 10h30 – Gramado da Reitoria
Reanimação cardiopulmonar – 9h às 12h – Gramado da Reitoria
A arte do brincar: jogos e brincadeiras – 9h às 12h – Bosque da Música
Tô de boa, tô no campus – 9h às 12h – Bosque da Música
(Helvio Caldeira - Bolsista de Jornalismo da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão)