Desvendando os sinais

Matemática e poesia

Ciclo que reunirá nomes importantes do Brasil e do exterior começa nesta semana com conferências de Artur Avila e Ana Martins Marques

O campus Pampulha vai sediar nesta semana as duas primeiras conferências do ciclo UFMG, 90 – Desafios contemporâneos, que comemora os 90 anos da Universidade.

O matemático Artur Avila vai falar na quarta, 15, sobre Matemática no Brasil: desenvolvimento, lições acumuladas e desafios. Vencedor, em 2014, da Medalha Fields, a premiação mundial mais importante em sua área, Avila é pesquisador extraordinário do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e mantém vínculo ainda com o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), de Paris. A conferência terá início às 14h, no auditório da Reitoria.

Na quinta, 16, será a vez de Ana Martins Marques, que vai abordar o tema Percursos da poesia: uma conversa. Um dos nomes mais prestigiados da poesia contemporânea, Ana é doutora em literatura comparada pela UFMG, autora de A vida submarina (2009, Prêmio Cidade de Belo Horizonte), Da arte das armadilhas (2011, Prêmio Biblioteca Nacional) e O livro das semelhanças (2015, Prêmio APCA de Poesia), entre outros. O evento vai começar às 19h, no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1)

Segundo a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, o ciclo, que é apoiado pela Fapemig, tem o objetivo de reunir nomes importantes de vários campos do conhecimento. “É mais um presente que a UFMG oferece para a sua comunidade e para a comunidade externa”, destaca ela, comentando também que, de forma simbólica, o ciclo será aberto por “dois jovens, talentosos e premiados especialistas em suas áreas”. 

Noturno

Algumas das conferências serão integradas às Atividades Acadêmicas Complementares, ofertadas no período noturno. São os casos das apresentações da própria poetisa Ana Martins Marques, da presidente da SBPC, Helena Nader (3 de abril), do climatologista Carlos Afonso Nobre (17 de maio) e do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro (29 de agosto).

Artur Avila ganhou a Medalha Fields em 2014
Artur Avila ganhou a Medalha Fields em 2014 Alfredo Brant

Entre os convidados estrangeiros com presença confirmada, estão o historiador britânico Peter Burke e sua mulher, a brasileira Maria Lúcia Palhares Burke; o ativista norte-americano Richard M. Stallman, fundador do Movimento Software Livre e criador da General Public License (GNU), a licença livre mais usada no mundo; Jacques Godfroid, da Universidade de Tromsø, na Noruega, que vai falar sobre brucelose e infecções micobacterianas na interface do humano com a vida selvagem; o geneticista dinamarquês Eske Willerslev, que vai abordar a ocupação humana das Américas e a extinção da megafauna tardia do Quaternário.

Ana Martins Marques é doutora pela UFMG
Ana Martins Marques é doutora pela UFMG Rodrigo Valente

Conferencistas confirmados

Artur Avila, matemático (Impa/CNRS) – 15 de março, 14h, auditório da Reitoria 

Ana Martins Marques, poetisa –16 de março, 19h, CAD 1 

Helena Nader, presidente da SBPC

Carlos Nobre, climatologista (Inpe)

Richard Stallman, criador da General Public License (GNU)

Jacques Godfroid, biólogo (Universidade de Tromsø, Noruega)

Eske Willerslev, geneticista (University of Cambridge e Copenhagen University)

Peter Burke e Maria Lúcia Palhares Burke, historiadores (University of Cambridge)

Eduardo Viveiros de Castro, antropólogo (UFRJ)

Da Redação