Pipiripau redivivo

‘food trucks’

A comunidade que frequenta o campus Pampulha volta a contar com a opção dos food trucks, na Praça de Serviços. Quatro veículos estão posicionados no fim da Avenida Mendes Pimentel, com cardápios que incluem massas, sanduíches e comida vegana/vegetariana, que é demanda crescente na Universidade. Após período de testes em 2016, a expectativa é de que a iniciativa se consolide neste ano.

O espaço está ocupado pelos veículos Rock Café, Green Car, Bistruck e Zonatto D’Itália, selecionados mediante edital. Durante o período de testes, a Pró-reitoria de Administração constatou que os food trucks funcionaram melhor em conjunto. O objetivo da iniciativa é complementar e diversificar a oferta de alimentação dentro do campus. O horário fixo de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h e das 18h às 21h. Os carros também poderão cobrir o horário das 9h às 22h, de acordo com a disponibilidade de seus proprietários.

revista da aulp

Artigos científicos inéditos relacionados às áreas de ciências da saúde e biodiversidade poderão ser encaminhados, até 31 de maio, para integrar as próximas edições da Revista Internacional em Língua Portuguesa (Rilp). Publicada desde 1989 pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp), a publicação passa a ter duas edições anuais.

A primeira deste ano vai abordar as ciências da vida (saúde). A coordenação editorial está a cargo da UFMG, por meio da professora Zilma Nogueira Reis, e da Universidade de Coimbra (Portugal). Os trabalhos devem tratar de iniciativas de pesquisa e extensão realizadas em campos como Odontologia, Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Educação Física.

A publicação do segundo semestre, sobre biodiversidade, será editada pela Universidade de Lúrio (Moçambique) e pelo Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Os interessados devem encaminhar os artigos para o e-mail rilp@aulp.org. As normas de submissão estão disponíveis em http://aulp.org/node/114462/.

Marilyn monroe

Thaís Coimbra interpreta a atriz no espetáculo do grupo Dois Palitos
Thaís Coimbra interpreta a atriz no espetáculo do grupo Dois Palitos Matheus Soriedem

Na sexta-feira, dia 28 de abril, às 12h30, o grupo Dois Palitos apresenta o espetáculo

Marilyn Monroe.doc, no Centro Cultural UFMG.

Uma jovem caipira, gaga e desengonçada se transforma em um dos maiores mitos da cultura pop norte-americana diante dos olhos do público em Marilyn Monroe.doc. A trajetória de Norma Jeane Mortenson até se tornar atriz, cantora e modelo é contada em formato de teatro documentário, com Thaís Coimbra no papel do mito de Hollywood.

A peça discute a imposição de padrões estéticos às mulheres pela cultura de massa e mídia e traz elementos de pesquisa como fotografias, vídeos e documentos que se articulam para a construção do espetáculo e da personagem, apresentando os principais acontecimentos da vida de Monroe, muitos deles desconhecidos.

O espetáculo integra as atividades do projeto Muitas Culturas nos Campi, coordenado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC). A entrada é gratuita. O Centro Cultural está localizado na Avenida Santos Dumont, 174, centro.

Bolsas na ibero-américa

Na última semana, a UFMG recebeu, do Santander Universidades Brasil, sete bolsas de estudo referentes à sétima edição do Programa de Bolsas Ibero-Americanas, financiado pela instituição.

Cada bolsa tem valor equivalente a três mil euros por ano para cursos de até um semestre de duração. Ao todo, o programa alcança 127 universidades brasileiras, que deverão firmar acordos bilaterais com instituições de ensino superior de outros nove países: Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

Índios na fachada

O cotidiano de tribo da etnia Kambeba, localizada às margens do Rio Amazonas, é tema de fotografias e vídeo que a fachada digital do Espaço do Conhecimento exibe até 30 de abril. A exposição Amazônia Tecnicolor, projeto da fotógrafa Luiza Therezo, retrata o índio sem estereótipos, mostrando que sua cultura resiste ao avanço da civilização contemporânea.

Também em contato com as crianças da comunidade, a artista conheceu histórias, crenças e costumes dos kambeba, que habitam ali há mais de três mil anos e combinam aspectos da cultura dos antepassados com a vida moderna da capital Manaus, localizada a cerca de 100 quilômetros do local. As exibições ocorrem sempre às 20h. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.

Inglês a distância

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores e servidores técnico-administrativos da UFMG poderão aprender a língua inglesa ou aprimorar suas habilidades por meio do My English Online, plataforma de ensino a distância oferecida pelo governo federal. Sustentado pela ferramenta de ensino de idiomas MyELT, o curso conta com cinco módulos – Iniciante, Básico, Pré-intermediário, Intermediário e Avançado. As atividades são interativas e gratuitas.

A formação, promovida pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), é iniciativa do Ministério da Educação em parceria com a Capes. A plataforma também está disponível para estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições privadas e professores e técnicos de universidades e institutos federais. Outras informações podem ser encontradas em http://www.myenglishonline.com.br/.

Da Redação