Tecnologia que vicia

Acontece

Bolsas ibero-americanas

Estudantes de cursos de graduação da UFMG podem concorrer a bolsas ibero-americanas do Programa Santander Universidades. As inscrições devem ser feitas de 1º a 9 de junho por meio do link

www.santanderuniversidades.com.br/bolsas.No mesmo período, os candidatos também devem realizar inscrição pelo Portal Minha UFMG (https://portal.grude.ufmg.br).

A iniciativa tem objetivo de contribuir para o intercâmbio científico e cultural entre a UFMG e demais instituições de ensino participantes do Programa. Mais informações estão disponíveis no endereço

http://bit.ly/2qfTkPm.

Revista lamparina

Está aberto o prazo para submissão de trabalhos que poderão compor o novo número da Revista Lamparina, que publica artigos originais, resenhas e entrevistas relativas ao ensino de artes cênicas. Os editores receberão os textos até 15 de junho, e o lançamento da edição está previsto para 30 de julho. O material deve ser enviado para o e-mail lamparinaufmg@gmail.com. Instruções para a submissão estão no endereço http://bit.ly/2rwqr68.

A décima edição da Revista tem como tema A perspectiva transcultural no ensino das artes da cena. A publicação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG, também aceita resumos expandidos sobre projetos de pesquisa. 

Telessaúde

Os municípios mineiros Betim, Ibirité e Serro apresentarão suas experiências na área de telessaúde durante o seminário Conquistas e desafios dos municípios para implementação do Telessaúde, promovido pelo Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Faculdade de Medicina da UFMG.

O encontro será realizado no dia 8 de junho, das 9h às 16h, no Salão Nobre da Faculdade. Professores, gestores e profissionais da saúde ou de áreas interessadas podem se inscrever, gratuitamente, na página do Cetes (http://site.medicina.ufmg.br/cetes/), até o dia 6.

Além das apresentações dos municípios, a coordenadora do Cetes, professora Alaneir de Fátima dos Santos, vai apresentar o Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG. No período da tarde, três rodas de conversa – com médicos e gestores dos municípios, enfermeiros e dentistas – encerram a programação.

Futebol fora do eixo

Futebol
Futebol Lucas Braga

Está aberta a chamada para a terceira edição da Revista FuLiA, publicação da Faculdade de Letras dedicada a estudos da linguagem, da arte, da memória e da cultura em interface com o futebol e outros esportes. Com periodicidade quadrimestral e de fluxo contínuo, a revista recebe artigos e ensaios – preferencialmente de doutores – até 7 de setembro, pelo site

http://bit.ly/2qL3v28.

Organizado pelo professor Marcelino Rodrigues da Silva, o dossiê O esporte em contextos locais e regionais pretende discutir o futebol para além das grandes metrópoles brasileiras, “revelando configurações do fenômeno esportivo que não podem ser reduzidas às grandes narrativas canônicas da história do futebol brasileiro”, de acordo com a descrição da chamada.

A publicação é editada pelo Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FuLia), da Faculdade de Letras. Fundado em 2010, o grupo é o primeiro da área de letras dedicado exclusivamente ao futebol no Brasil.

Enfermagem gerontológica

O tema Diferentes maneiras de envelhecer: experiências e perspectivas para a Enfermagem vai orientar as atividades da 11ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica, que será realizada no campus Pampulha de 12 a 14 de julho. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Seção Minas Gerais,  presidida pela professora Livia Cozer Montenegro, do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG.

A jornada reunirá profissionais e demais interessados em discutir o processo de envelhecimento no Brasil. Também vai promover o debate sobre as contribuições da enfermagem no processo de organização e de articulação das políticas públicas e das redes de atenção à pessoa idosa.

As atividades serão realizadas na Escola de Engenharia. Informações sobre inscrições e a programação estão disponíveis em

www.abeneventos.com.br/11jbeg/home.html.www.abeneventos.com.br/11jbeg/home.html.

Jovens pesquisadores

Estudantes de graduação e de pós-graduação que sejam autores ou coautores de trabalho de pesquisa, extensão ou desenvolvimento tecnológico na UFMG podem submeter proposta de apresentação de trabalho na 25ª edição das Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). A documentação deve ser enviada de 9 a 16 de junho. O evento será realizado de 18 a 20 de outubro, na Universidade Nacional de Itapúa (UNI), Paraguai. 

Os candidatos selecionados receberão apoio financeiro parcial para cobrir custos com hospedagem, passagem e seguro de vida. Para cada trabalho selecionado, um expositor participará das jornadas; em caso de mais de um autor, apenas um poderá se apresentar como representante. Informações sobre os procedimentos para candidatura estão disponíveis na chamada publicada pela Diretoria de Relações Internacionais

(http://bit.ly/2qhbBf3).