Estratégicas para o ecossistema

Acontece

Gestão pública

Relatos de experiência e artigos ­científicos que abordem temas como gestão pública, qualificação de servidores das instituições de ensino superior e orçamento podem ser submetidos a seleção para compor o 4º volume da coletânea Gestão ­pública na visão dos técnicos administrativos em educação das universidades públicas e institutos federais (GPTAE).

Os trabalhos devem ser enviados, por formulário, até 20 de junho. Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail taepublicaartigoselivros@gmail.com. Os três primeiros volumes da coletânea estão disponíveis para leitura no bloghttps://taepublicaartigoselivros.wordpress.com.

Inova minas fapemig 

Pesquisas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) podem ser inscritas, até o próximo dia 23, para o evento Inova Minas Fapemig, que será realizado de 18 a 20 de agosto, no Circuito Liberdade. Os projetos que compõem a mostra são escolhidos com base na capacidade de criar soluções e de gerar renda e empregos novos e tradicionais.

Nesta edição, 40 projetos serão selecionados para integrar a mostra, por meio de um pitch – vídeo de, no máximo, três minutos – que pode ser feito por celular ou câmera comum, no qual o pesquisador apresenta seu tema de estudo, impactos e resultados da pesquisa. Informações sobre a inscrição podem ser obtidas pelo e-mail ci@fapemig.br.

Formação em saúde

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina abriu inscrições para três cursos gratuitos destinados a profissionais e gestores da área da saúde. São oferecidas 21 mil vagas para as formações a distância nos âmbitos da reabilitação de pessoas com deficiência, atenção domiciliar e saúde da família.

Doze mil vagas são destinadas aos interessados em atuar na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência. Para os profissionais de educação física, estão disponíveis 300 vagas no curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Família. Para os dois cursos, as inscrições terminam em 15 de junho. As formações em Atenção Domiciliar oferecem três mil vagas, com inscrições até 31 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no site www.nescon.medicina.ufmg.br/

Monitoria na sbpc 

Vista do campus Pampulha, que sediará as atividades da Reunião da SBPC, em julho
Vista do campus Pampulha, que sediará as atividades da Reunião da SBPC, em julho Foca Lisboa/UFMG

Estão abertas as inscrições para seleção de monitores para a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada na UFMG, no período de 16 a 22 de julho.

Os monitores atuarão nas seguintes instâncias: Programação Científica, Sessão de Pôsteres, Secretaria de Credenciamento, SBPC Cultural, SBPC Jovem, SBPC Educação, SBPC Afro e Indígena, ExpoT&C, Saúde, Divulgação e Comunicação e Infraestrutura.

De acordo com os professores Walmir Caminhas e Marcella Guimarães, que integram a Comissão de Monitoria da SBPC, o monitor deve, entre outros requisitos, ser acadêmico da UFMG ou de instituição participante, demonstrar agilidade e disposição para trabalho em equipe e facilidade de comunicação com o público, ter disponibilidade para trabalhar durante o período de realização da Reunião e familiaridade no manuseio de equipamentos de audiovisual.

Além da inscrição na Reunião Anual (RA), os monitores terão direito à inscrição em minicurso, ao material da SBPC, ao certificado de atividade como monitor e alimentação. Informações e a programação preliminar da SBPC podem ser encontradas no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte.

Startups

O programa Lemonade, de pré-aceleração de startups, está selecionando equipes para desenvolver tecnologias de ponta em campos como novos materiais, aprendizado de máquina, internet das coisas, análise de dados e biotecnologia. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 25, no site

http://programalemonade.com/09ufmg/.

O intuito da nona edição do Lemonade, que comemora os 90 anos da UFMG, é auxiliar empreendedores a transformar ideias em negócios e startups por meio de aplicação de seus conhecimentos em áreas de interesse social, como água, energia, meio ambiente, saúde, alimentação, educação e habitação, entre outras.

O programa consiste em uma imersão de 10 semanas contínuas de atividades, período em que os participantes receberão, gratuitamente, capacitação, mentorias e poderão usufruir de espaços de coworking. Ao final, duas equipes podem receber investimentos de R$ 40 mil. O Lemonade é realizado por Fundep, Fundepar, TecMall, Sebrae, Fapemig, Simi, Governo de Minas e UFMG.

Promoção da saúde

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos e participação de ouvintes no 4º Congresso Nacional de Saúde, que será realizado de 28 a 30 de agosto na Faculdade de Medicina. O tema da edição – que integra as comemorações dos 90 anos da UFMG – é Promoção da saúde: interfaces, impasses e perspectivas.

Constituída de mesas-redondas e conferências, a programação do 4º Congresso está distribuída em quatro eixos temáticos: Atenção primária: medicina de família e ­comunidade; Violência na sociedade contemporânea; Qualidade de morte e estratégia de valorização da vida; Práticas integrativas e complementares – saúde e espiritualidade. 

O congresso também sedia três simpósios internacionais: de Educação em Saúde, de Saúde e Psicanálise e de Formação em Atenção Primária à Saúde e Medicina de Família e Comunidade. Informações adicionais podem ser obtidas no site http://site.medicina.ufmg.br/c... e pelo e-mail 4congresso@medicina.ufmg.br.