Inverno, aos 50

Acontece

Jogo do livro

Até o próximo dia 31, está aberta a chamada para apresentação de trabalhos no 12º Jogo do livro e no 2º Seminário latino-americano: palavras em deriva, que serão realizados na Faculdade de Educação da UFMG (FaE). O objetivo do encontro, constituído de dois eventos, é promover reflexão sobre o texto poético e seus desdobramentos decorrentes dos contatos entre oralidade e escrita e entre linguagens.

O evento é destinado a professores da educação básica e do ensino superior, estudantes de graduação e pós-graduação em Pedagogia, Letras, Belas Artes, Ciência da Informação, Design, além de escritores, ilustradores, bibliotecários, editores, críticos literários e demais interessados. Os eixos temáticos dos trabalhos deste ano são Ensino de literatura e resistência; Formação do leitor de literatura; Literatura, design e edição; Literatura: meios e mediações. As regras para submissão, as datas e os valores de inscrição estão disponíveis no endereço http://bit.ly/2sLdlzz.

Libras

De 1º a 4 de agosto, a Faculdade de Letras recebe o 1º Colóquio Interpretação de Línguas de Sinais em Contextos ­Comunitários: Saúde, Educação e Justiça. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por meio de formulário disponível no site do Colóquio: http://bit.ly/2tQ2jN3. As vagas são limitadas.

O evento foi criado para ser um espaço de discussão sobre a atuação de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em diferentes ambientes sociais, de modo a favorecer o acesso de surdos aos serviços básicos de saúde, educação e justiça. O colóquio será bilíngue, como todas as atividades, que contam com interpretação Português/Libras e Libras/Português.

A programação preliminar prevê mesas-redondas, comunicações e pôsteres de pesquisas sobre interpretação de línguas de sinais em contextos comunitários, em diferentes abordagens teóricas e metodológicas – além de palestras de pesquisadores da UFMG e de conferências de pesquisadores de outras universidades.

Ex-libris

A Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolesp) da Biblioteca Universitária da UFMG recebeu, recentemente, 22 ex-libris doados pelo bibliotecário e colecionador Alexandre Medeiros. Expressão em latim que significa “Dos livros”, ex-libris é uma marca inscrita em vinheta, geralmente colada na contracapa ou na página de rosto de um livro, para indicar quem é seu proprietário.

Em geral, a marca também contém um brasão ou desenho e a expressão “ex-libris”, seguida do nome do proprietário. Serve, assim, como complemento circunstancial de origem que indica que determinado livro é propriedade de alguém ou de alguma biblioteca. “Resolvi doar todos os ex-libris do meu acervo para a UFMG, onde poderão ser mais bem cuidados, estudados e apreciados”, justifica Alexandre Medeiros.

Acervo
Acervo Carla Pedrosa/BU

Inovação e metodologias

A organização do 3º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, que será realizado de 8 a 10 de novembro, recebe propostas de trabalhos até 1º de agosto. Promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), o congresso vai incentivar a reflexão sobre fatores responsáveis pela inovação nas práticas didático-metodológicas no ensino superior de graduação. O ponto de partida são os movimentos denominados conexão, contribuição, compartilhamento, colaboração e cooperação. Mais informações estão disponíveis no site do congresso: http://bit.ly/1JRn3AM.

Trabalho infantil 

Profissionais da rede socioassistencial que atuam na defesa da garantia de direitos de crianças e adolescentes podem se inscrever, até 1º de agosto, no curso Medidas protetivas e enfrentamento do trabalho infantil, que será realizado nos dias 4 e 5 de agosto, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). As inscrições devem ser feitas em formulário on line (http://bit.ly/2uieovd).

Oferecido pela Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, o curso foi elaborado com o propósito de qualificar para o enfrentamento do trabalho infantil, com base na análise e na compreensão da legislação protetiva nacional e internacional sobre o tema e seus desdobramentos: as idades para o trabalho, formas degradantes de trabalho infantil, aprendizagem, sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente.

Cedeplar

Sede de um dos mais antigos programas brasileiros de pós-graduação em economia, o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) comemora 50 anos de fundação, com a realização do seminário internacional Um olhar para o futuro.

O evento será aberto no dia 16 de agosto, com a mesa Big data, políticas públicas e desenvolvimento. As atividades do seminário continuam com a realização de mesas de 28 a 31 de agosto e de 4 a 6 de setembro, sempre no auditório 1 da Face. A programação pode ser consultada no site do evento: http://bit.ly/2tPAxjQ. As inscrições para as mesas devem ser feitas pela internet: https://niag.face.ufmg.br/app/formulario/cedeplar50anos/index.html.php.

O Cedeplar também lançou concurso de artigos científicos, que recebe inscrições até 6 de novembro. As informações sobre a premiação estão no edital que pode ser consultado em http://bit.ly/2tPPTVj.