Culturas múltiplas

Consulta à comunidade

Definidas diretrizes para escolha do futuro Reitorado

Prédio da Reitoria, no campus Pampulha: consulta está marcada para novembro
Prédio da Reitoria, no campus Pampulha: consulta está marcada para novembro Foca Lisboa

O Conselho Universitário estabeleceu, em reunião realizada no último dia 22, as diretrizes para o processo que escolherá o próximo Reitorado da UFMG. A consulta à comunidade acadêmica para subsidiar a elaboração de lista tríplice ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro. Se houver necessidade, o segundo turno será realizado nos dias 21 e 22 do mesmo mês.

O órgão máximo de deliberação da UFMG optou, ainda, por manter o sistema de ponderação que vigorou nos últimos pleitos: o voto dos professores tem peso de 70% e o de funcionários e alunos vale 30% (15% para cada segmento). A ponderação será calculada de acordo com o universo total de votantes e não com o número de votos efetivamente computados.

A Comissão Eleitoral, a quem compete operacionalizar o processo de consulta à comunidade, será instalada nesta segunda-feira, 28. A composição da comissão foi definida em portaria assinada pelo reitor Jaime Ramírez, considerando a regulamentação do processo pelo Conselho Universitário. De 4 a 11 de setembro, a Comissão Eleitoral receberá inscrições de chapas.

Calendário

A consulta à comunidade universitária subsidia o Colégio Eleitoral na elaboração da lista tríplice para escolha do novo reitorado. O Colégio é formado pelos representantes dos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores. O vencedor do pleito encabeça a lista, encaminhada em seguida ao Ministério da Educação, que, em última instância, define o nome do reitor.

Pelo regulamento da consulta, são considerados votantes os servidores dos quadros permanentes de pessoal (magistério superior, de ensino básico, técnico e tecnológico, do corpo técnico-administrativo em educação que estejam em efetivo exercício) e estudantes de graduação, especialização, residência (incluída a pós-doutoral), mestrado, doutorado (exceto aqueles com trancamento total de matrícula ou que não tenham-se matriculado no segundo período letivo de 2017) e os estudantes maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional.

[Matéria publicada no Portal UFMG, em 23/08/2017]