Culturas múltiplas

Corra, UFMG, corra

Corrida em percurso de quase cinco quilômetros é a novidade da edição do Domingo no campus que comemora os 90 anos da Universidade

A corrida de rua, um dos esportes mais populares no Brasil, praticado por mais de 4,5 milhões de pessoas, será uma das novidades da décima edição do Domingo no campus que ocorrerá em 3 de setembro, das 8h às 13h, no gramado da Reitoria e no Bosque da Escola de Música. A atividade, intitulada Corrida 90 anos UFMG, celebra as nove décadas de fundação da Universidade.

Fácil de ser praticada, pois depende basicamente das condições de saúde, da vontade do participante e de um bom par de tênis, a corrida terá percurso misto por vias e trilhas do campus Pampulha, como explica o professor Reginaldo Gonçalves, do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), um dos organizadores da atividade, ao lado do professor Márcio Viana Prudêncio. 

“Essa corrida será diferente das provas convencionais, que geralmente ocorrem no asfalto. A nossa terá um trajeto muito

atraente, dentro do campus, passando por trilhas e locais agradáveis que muitas pessoas não conhecem”, afirma o professor. Os corredores farão um percurso de 4,7 quilômetros que começa e termina em frente à Escola de Ciência da Informação, em vias com pavimento de pedras, grama, terra e cascalho, com subidas e descidas. “O grau de dificuldade do trajeto é moderado”, avalia o professor, que também é corredor. 

Podem participar pessoas acima de 18 anos com preparo físico e saúde adequados para a prática da atividade. Serão oito categorias, quatro no feminino e quatro no masculino: categoria A, dos 18 aos 29 anos; B, dos 30 aos 44 anos; C, dos 45 aos 59 anos; categoria D, acima de 60 anos. São ofertadas 200 vagas, gratuitas, até o dia 31 de agosto, seguindo a ordem de inscrição. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada faixa etária (masculino e feminino) serão premiados com medalhas. Confira o  regulamento e mais informações em https://www.facebook.com/domingonocampusufmg.

Pipas e anjos sobre rodas 

Outra atração é a oficina de pipas, que pretende reunir familiares e amigos em torno de antiga brincadeira e colorir o céu do campus Pampulha. Também figura na programação o já conhecido Tô de boa, tô no campus, com participação de 13 monitores do Programa de Educação Tutorial de Educação Física e Lazer da EEFFTO. Eles se revezarão entre jogos de futebol, peteca, slackline, dança e pintura, entre outras atividades. 

A equipe do Bike Anjo BH também voltará ao Domingo no campus. Trata-se de uma rede de ciclistas experientes que ensina a pedalar e incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte. É recomendável que os participantes tragam suas bicicletas e equipamentos de proteção. Bolsistas de extensão do projeto Serelepe, da Escola de Belas Artes, vão ministrar a oficina PaTumTum, na qual ensinarão brincadeiras e cantigas de roda aos adeptos de jogos tradicionais.

Ciclistas percorrem trilha do campus Pampulha em edição anterior do evento
Ciclistas percorrem trilha do campus Pampulha em edição anterior do evento Foca Lisboa/UFMG

“A infraestrutura será a mesma oferecida em outras edições: equipe de segurança, alimentação com food trucks e banheiros químicos. A corrida vai exigir mais atenção no trajeto, devido à presença de ciclistas no campus, que serão orientados a evitar o percurso no momento da prova a fim de prevenir acidentes”, explica Eliane Ferreira, assessora da Pró-reitoria de Administração (PRA). 

A pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, avalia positivamente a iniciativa. “Essa é a décima edição do Domingo no campus desde que o projeto foi retomado em 2015. Avaliando essa trajetória, acredito que nosso principal objetivo – integrar a universidade com a cidade e apresentar o campus como um espaço de encontros – está sendo cumprido”, diz a pró-reitora, que

também destaca a participação de estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG na proposição e realização de atividades além das acadêmicas. “Percebemos ainda que a cada edição o público aumenta e se diversifica. O evento já está consolidado no calendário da UFMG e cada vez vez mais integrado à agenda de Belo Horizonte”, conclui Benigna.

Mais informações e toda a programação do evento, que é aberto ao público, estão disponíveis no www.facebook.com/domingonocampusufmg.

Bolsistas de jornalismo da Pró-reitoria de Extensão

Bruna Vieira e Josué Gomes