UFMG, aos 90

Acontece

Aposentadoria

Palestras sobre planejamento ­financeiro, legislação acerca da aposentadoria, oficina sobre memória e relacionamento familiar são algumas das atividades que compõem a agenda do Programa de Educação para a Aposentadoria, que está com inscrições abertas. 

As 100 vagas para palestras e as 30 para o módulo vivencial são destinadas prioritariamente a servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG que estiverem a um ano da aposentadoria compulsória.

As palestras ocorrerão de 19 de ­setembro a 17 de outubro. No módulo vivencial, os participantes serão divididos em dois grupos – os encontros do grupo 1 estão agendados para o período de 24 de outubro a 9 de novembro, e os do grupo 2, de 14 a 28 de novembro, ambos às terças e quintas-feiras, no Departamento de Recursos Humanos (DRH), Unidade Administrativa III.

As inscrições devem ser realizadas até sexta-feira, 8, no site da Pró-reitoria de Recursos Humanos (http://bit.ly/2wfZsxb). 

Exploração do pré-sal

A mesa-redonda Potencial e o modelo de exploração do pré-sal reunirá na UFMG, no próximo dia 15, o geólogo Guilherme Estrella, diretor de exploração e produção na Petrobras, e os professores Cláudio Scliar, aposentado do Departamento de Geologia, e Klaus Guimarães Dalgaard, do Departamento de Ciência Política. 

Promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, o evento será realizado às 19h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências ­Econômicas, campus Pampulha. Inscrições devem ser realizadas pela ­internet: http://bit.ly/2wgN94H.

Os especialistas discutirão o futuro e o presente da exploração das jazidas de petróleo do pré-sal brasileiro. Mais de um milhão de barris de petróleo são extraídos diariamente da camada do pré-sal. \

Batalha dos Guararapes, óleo sobre tela de autor desconhecido, retrata as lutas que resultaram na expulsão dos holandeses do Brasil em meados do século 17
Batalha dos Guararapes, óleo sobre tela de autor desconhecido, retrata as lutas que resultaram na expulsão dos holandeses do Brasil em meados do século 17 Acervo Museu Histórico Nacional

Desafios contemporâneos 

As comemorações dos 90 anos de  fundação da UFMG prosseguem com novas edições do ciclo de conferências Desafios Contemporâneos, que tem trazido renomados pesquisadores nacionais e internacionais para promover reflexões e discussões sobre as diversas áreas do conhecimento no mundo atual.

Na sexta-feira, 15 de setembro, às 19h, a historiadora da UFMG Heloísa Murgel Starling e a antropóloga da USP Lilia Moritz Schwarcz ministram a palestra Brasil: uma biografia, título do livro lançado por elas em 2015. O evento será realizado no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1).

De acordo com as professoras, a palestra tratará da história do país, “feita de tantas mudanças e de tantas recorrências”, com o objetivo de “dar uma visão geral sobre esse personagem que conhecemos tanto, mas, por vezes, ‘desconhecemos’.” 

Memória e história

Até o dia 24 de setembro, podem ser submetidos resumos de trabalhos para apresentação no Encontro de pesquisa sobre memória e história da UFMG, que será realizado na Faculdade de Educação, nos dias 16 e 17 de outubro.

O objetivo dos organizadores é mapear todas as iniciativas de pesquisa realizadas e em andamento sobre temas que compõem a história e a memória da Universidade. O evento será promovido pelo Grupo Memória e História da Formação de Professores na UFMG. 

A atividade vai compor a programação da Semana do Conhecimento da UFMG, neste ano. Inscrições, programação e outras informações estão disponíveis no site do Encontro: http://bit.ly/2vrEFZ5.

Queijo artesanal

O queijo, parte da cultura e da história de Minas Gerais, é tema da mais recente chamada pública divulgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O objetivo é financiar propostas de pesquisa que contribuam para promover a sustentabilidade e a melhoria da qualidade da cadeia do queijo artesanal.

Serão aceitas propostas de investigação relacionadas a diferentes linhas temáticas. Os pesquisadores têm até 16 de outubro para encaminhar o projeto, que será analisado pelas câmaras de assessoramento da Fundação. Ao todo, R$1 milhão será destinado às propostas aprovadas. Mais informações podem ser obtidas na chamada, disponível em http://bit.ly/2vErKiq.

90 anos na câmara

A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizará, no próximo dia 14, às 19h, Reunião Especial 90 anos da UFMG, por iniciativa do vereador Arnaldo Godoy. Ex-aluno de História, o vereador compara o momento atual do paísao período da ditadura, ao lembrar que a UFMG “reafirmou seu espírito humanista e de defesa do pensamento, como vanguarda na reconstrução do movimento estudantil e na garantia da luta pelas liberdades democráticas”.

Para o parlamentar, “agora, mais uma vez, a Universidade desponta na resistência contra um governo ilegítimo, que retira direitos trabalhistas, sociais e a soberania nacional e

ameaça, de modo dramático, o ensino superior e as universidades federais brasileiras”. Assim, a reunião especial será realizada em memória dos que passaram pela Instituição e por “seus 90 anos de luta por um Brasil mais justo e democrático”.