Porta de entrada

Educadores em saúde

Profissionais graduados em Enfermagem e áreas afins podem concorrer, até dia 19, a vaga no curso de especialização em Formação de Educadores em Saúde (Cefes), que será oferecido gratuitamente, na modalidade a distância, pela Escola de Enfermagem.

São disponibilizadas 300 vagas, distri­buídas em quatro polos municipais de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Confins, Contagem, Jaboticatubas e Lagoa Santa.

A ficha de inscrição, disponível no site www.caed.ufmg.br, deve ser preenchida e enviada, junto com a documentação, para o e-mail cefpepe@enf.ufmg.br. Mais ­informações estão disponíveis no edital: http://bit.ly/2xIXxAc.

Futuro de mestres e doutores

De 15 de setembro a 15 de outubro, podem ser submetidos trabalhos para apresentação no evento Delfos multidisciplinaridade em inovação: futuro de mestres e doutores, que alunos do doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG vão realizar no dia 24 de novembro, na Faculdade de Ciências Econômicas.

O encontro vai reunir discentes e docentes de programas de pós-graduação em inovação e de áreas correlatas, bem como agentes e gestores de inovação que atuam nas esferas pública e privada. A intenção é promover debates acerca do ensino e da pesquisa interdisciplinar nas áreas de inovação e de tecnologias, assim como o diálogo entre academia, governo e empresas, para o desenvolvimento das áreas de inovação tecnológica no país. Mais informações podem ser obtidas no site http://bit.ly/2iJU40P.

Medalha Mendes Pimentel

A foto publicada na página 5, da ­edição 1.989 do Boletim (Libélulas, poesia, cidadania...), não é a da Medalha Reitor Mendes Pimentel e sim a concedida a ­ex-alunos de destaque na UFMG. A imagem correta está ao lado.

Medalha Reitor Mendes Pimentel
Medalha Reitor Mendes Pimentel Foca Lisboa/UFMG

Memória

Balanças, amperímetros e medidores de ­fusão, utilizados no ­ensino de física e química na UFMG, estão entre os instrumentos ­expostos no saguão da ­Biblioteca Central até o próximo dia 28, de ­segunda a sexta, das 7h30 às 22h. Datados de 1940 a 1990, os aparelhos ­compõem a exposição Ciência e tecnologia. ­Patrimônio ­cultural: ­memória do ­ensino e ­pesquisa no ICEx e no Coltec através de seus equipamentos.

A iniciativa é de professores do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e do Colégio Técnico da UFMG (Coltec). De acordo com o professor Eliezer Costa, do Coltec, à medida que a tecnologia dos equipamentos de ensino se aprimora, perdem-se habilidades práticas dos estudantes, como a de aferir uma balança. “Ao resgatar a história dos equipamentos, é possível recuperar a memória dessas práticas”, ressalta Costa, que divide a curadoria da mostra com Isolda Mendes, Isabel Fortes e Alexandre Melo, professores do Departamento de Química. Eles contam com o apoio do professor Elmo Salomão (Departamento de Física) e da restauradora Luiza Brito (Escola de Belas Artes).

Marcos Nicácio, professor aposentado do Coltec,
Marcos Nicácio, professor aposentado do Coltec, observa equipamento usado em suas aulas práticasCarla Pedrosa / UFMG

Constitucionalismo social

O tema Constitucionalismo social: pobreza, desigualdade e direito será abordado no próximo dia 19, às 19h, na Faculdade de Direito, por Octávio Ferraz, professor de direito transnacional no King’s College London. A atividade é aberta ao público, e não há necessidade de inscrição. As vagas são limitadas à capacidade da Sala da Congregação (2º andar do Edifício Villas-Boas).

Octávio Ferraz é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e doutor em direitos humanos pela Universidade de Londres. Foi professor de Direito na Universidade de Warwick por oito anos. Realiza pesquisa nas áreas de direitos humanos e desenvolvimento, com ênfase no papel e no impacto do Direito na pobreza, na igualdade e na justiça social.

Os debatedores serão os professores da UFMG Emílio Peluso Neder Meyer, Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira, Maria Fernanda Salcedo Repolês, Thomas da Rosa de Bustamante, vinculados ao Programa de Pós-graduação em Direito, e Leonardo Avritzer, do Programa de Pós-graduação em Ciência Política.

Saúde mental

Dois núcleos de atendimento à saúde mental do estudante de graduação e pós-graduação começaram a funcionar na Faculdade de Letras (Fale), campus Pampulha: um é destinado a alunos da própria unidade, e o outro, oferecido pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) a estudantes assistidos pela UFMG.

O Serviço de Atenção ao Estudante de Letras (Sael) é uma resposta à demanda surgida durante a Semana de Saúde Mental realizada no primeiro semestre deste ano pelo Diretório Acadêmico da Fale. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6082 e pelo e-mail sael@letras.ufmg.br.

O atendimento prestado por profissionais da Fump beneficia estudantes dos cursos noturnos assistidos pela UFMG que não podem comparecer à sede da entidade. Os assistentes sociais estão disponíveis, na sala 3025, às terças, das 12h30 às 18h30, e os psicólogos, às quintas, das 14h30 às 18h30. As sessões podem ser agendadas pelos ­telefones 3409-8401 e 3409-8470.