A nova empregada doméstica

História medieval

Convidada do Programa de Cátedras Fundep/IEAT, a professora Maria Giuseppina Muzzarelli, da Universidade de Bolonha, ministrará três conferências no campus Pampulha, nos dias 6, 9 e 11 de outubro. No dia 6, a palestra Por outras economias será realizada às 14h, no auditório da Reitoria. Inscrições prévias podem ser feitas por formulário eletrônico (http://bit.ly/2w7rFD3).

No dia 9, às 14h, no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas, a pesquisadora abordará o tema Os Montes Pios e microcréditos. No dia 11, no mesmo horário, no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação, Giuseppina Muzzarelli ministrará a conferência Dar crédito às mulheres. Todas as palestras terão tradução simultânea, sendo as duas primeiras em inglês, e a última, em italiano. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5509 e pelo e-mail info@ieat.ufmg.br.

Transporte escolar

Sistema desenvolvido na Escola de Engenharia para planejamento, gestão e controle do transporte escolar rural será apresentado no próximo dia 6 a prefeitos e secretários de educação de Minas Gerais, no seminário Os desafios do transporte escolar rural, que  ocorrerá no salão nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha.

Elaborado no Departamento de ­Engenharia de Transportes e Geotecnia, o Sistema Transcolar Rural envolveu alunos de graduação, mestrado e doutorado, com participação de professores de diversos cursos da Escola de Engenharia, a fim de melhorar o desempenho e reduzir o custo operacional do transporte escolar rural no país.

Prefeituras e escolas públicas dos ­municípios mineiros estão inserindo dados dos alunos, como endereço e distância habitual que caminham para chegar a uma parada de ônibus, número de carros disponíveis para o serviço e seu estado de conservação. Por meio da combinação de informações, o sistema será capaz de gerar rotas mais rápidas que contemplem maior número de alunos de uma região.

Chapas homologadas

Foram homologadas no último dia 19, pela ­Comissão Eleitoral, as candidaturas das três chapas inscritas para concorrer à próxima gestão (2018-2022) da ­Reitoria da UFMG. Também foi definida, por meio de sorteio, a ordem das chapas nas cédulas eleitorais ou urnas eletrônicas.

Vista do prédio da Reitoria, no campus Pampulha
Vista do prédio da Reitoria, no campus Pampulha Lucas Braga/UFMG

A chapa 1 (UFMG em Foco) tem ­Renato de Lima Santos (reitor), da ­Escola de Veterinária, e Carmela Maria Polito Braga, da Escola de Engenharia, como vice. A chapa 2 (UFMG Pública e Diversa) é formada por Sandra Regina Goulart Almeida (reitora), da Faculdade de Letras, com Alessandro Fernandes Moreira, da Escola de Engenharia, de vice.

A chapa 3(UFMG +) é composta de Andréa Mara Macedo (reitora), do Instituto de Ciências Biológicas, e ­Paula de Miranda Ribeiro, da ­Faculdade de Ciências Econômicas, como vice. A consulta à comunidade ­acadêmica para subsidiar a elaboração de lista tríplice ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro. Se houver necessidade, o segundo turno será realizado nos dias 21 e 22 do mesmo mês.

Canção brasileira

Até 15 de outubro, podem ser submetidas propostas de trabalhos para o 5º Seminário da Canção Brasileira da Escola de Música, que será realizado de 7 a 10 de novembro, no Conservatório UFMG. A inscrição de ouvintes segue aberta até 6 de novembro.

Os resumos aprovados serão publicados em anais eletrônicos (www.musica.ufmg.br/selominasdesom), e as propostas artísticas selecionadas vão integrar os concertos do evento, realizado sob a coordenação do Grupo de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira da UFMG. A programação inclui sessões de comunicação de pesquisa, mesas-redondas, concertos variados, palestras e oficinas.

Esclerose múltipla

Simpósio científico dirigido a médicos e profissionais de saúde da área da esclerose múltipla será realizado nos dias 10 e 11 de novembro, em Belo Horizonte, pelo Centro de Investigação em Esclerose Múltipla (Ciem), do Hospital das Clínicas. Com o tema O Caso nosso de cada dia, o evento tem o objetivo de apresentar e discutir situações reais da prática clínica, envolvendo o diagnóstico e a conduta terapêutica em pacientes com doenças desmielinizantes do sistema nervoso central.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta cérebro, nervos ópticos e medula espinhal. O sistema imunológico confunde células saudáveis com intrusas e as ataca, provocando lesões. Nos estágios iniciais, pode ser de difícil diagnóstico, uma vez que os sintomas aparecem em intervalos de meses ou até de anos. Mais informações podem ser obtidas no site www.ciem.com.br/.