Novas formas de garimpar

Acontece

Ciência política

Gabriel Avila Casalecchi, que cursou mestrado e doutorado na UFMG, ganhou o prêmio de melhor tese de 2016 da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Na tese Legitimidade democrática na América Latina: efeitos diretos, indiretos e causais, o pesquisador estuda o tema sob o viés da opinião pública, revelando fatores que podem influenciar na preferência das pessoas por regimes democráticos ou autoritários.

Um conceito central do trabalho é o de legado democrático. “A duração e a qualidade da democracia em determinado país afetam a maneira como as pessoas se posicionam sobre o tema”, afirma Gabriel Casalecchi, que foi orientado pelo professor Mário Fuks, coordenador do Centro de Estudos do Comportamento Político (Cecomp), e passou uma temporada na Vanderbilt University (EUA), onde teve acesso a dados do Latin American Public Opinion Project (Lapop). Gabriel cursa pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo.

Obra em bienal

A artista e professora da Escola de Belas Artes Mabe Bethonico é uma das expositoras da bienal Oh les beaux jours, que está sendo realizada em Bruxelas, Bélgica. Sua obra, que simula a capa de um livro, é uma fotografia de trabalhadoras tirada durante intervalo numa fábrica de roupas, sobre a qual se aplicou a frase Everyone can do nothing (Todos podem fazer nada), estilizada em linguagem publicitária. Mabe propõe reflexão sobre o trabalho no mundo moderno. 

A proposta da Bienal de Bruxelas é a de ocupação de espaços públicos, e a obra está exposta como um outdoor, segundo a artista, estampando a ideia de “parar o trabalho e pensar sobre a própria vida sem trabalho, noção oposta aos valores propagandeados em campanhas de ­marketing e corporativas”. A foto foi feita durante residência artística na caatinga brasileira, na qual Mabe Bethonico refez as rotas trilhadas por um pesquisador suíço em investigações na década de 50.


Línguas indígenas

Campbell: projetos de catalogação de línguas indígenas
Campbell: projetos de catalogação de línguas indígenas Arquivo pessoal

O professor Lyle Campbell, da Universidade do Havaí (EUA), fará conferência na UFMG, no dia 18 de outubro, com o tema Línguas indígenas na América do Sul: uma perspectiva histórica para a diversificação linguística e o declínio recente. O evento, que integra a série UFMG 90 anos: desafios contemporâneos, será realizado na Faculdade de Ciências Econômicas (auditório 1), às 19h.

Especialista em linguística histórica e em línguas indígenas americanas, Lyle Campbell desenvolve projetos de catalogação de idiomas em risco de desaparecimento e de documentação de línguas indígenas. Lecionou como visitante no Canadá, na América Latina e na Oceania. O pesquisador tem 20 livros e cerca de 200 artigos publicados.

Consulta sobre Reitorado

As informações referentes à consulta à comunidade acadêmica para a escolha do futuro Reitorado (2018-2022) estão reunidas em página hospedada no Portal UFMG

O site divulga normas do processo, regras de campanha, calendário de atividades, informações sobre candidaturas, postos de votação e apuração dos votos e notícias em geral. A consulta para elaboração de lista tríplice que vai subsidiar a escolha será realizada nos dias 8 e 9 de novembro; se houver necessidade, o segundo turno ocorrerá nos dias 21 e 22 do mesmo mês.

Imagem ilusionista

Mariana (MG) vai sediar, de 27 a 29 de outubro, a sexta edição do Colóquio Internacional de História da Arte, que, neste ano, tem como tema Imagem ilusionista – imagem perspéctica: pintura e arquitetura do tempo colonial. Promovido pelo grupo Perspectiva Pictorum, da Fafich, o evento recebe inscrições de trabalhos até 16 de outubro e de ouvintes até o dia 20.

Especialistas farão reflexão cultural e metodológica sobre a obra de arte produzida do século 16 ao 20, na Europa e na América, com ênfase na pintura ilusionista. O evento propõe análise sobre a representação perspectiva e arquitetônica e abrigará estudos sobre a tratadística entre o Renascimento e o Rococó. Também será discutida a produção artística de Mestre Ataíde, artista barroco do século 18 que é considerado um expoente da pintura em perspectiva. Mais informações estão disponíveis em http://www.coloquioperspectiva... e podem também ser solicitadas pelo e-mail perspectiva@fafich.ufmg.br.

Dados do MIT

Estão disponíveis, até 10 de novembro, os conteúdos integrais de duas bases de dados do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. A CogNet oferece conteúdo nas áreas de psicologia, neurociências, inteligências artificial e computacional, linguística, entre outras. A outra base, Arteca, reúne conteúdo multidisciplinar, com foco em artes, música, ciência da computação, design e tecnologia.

Artificial life, Neural computation e The MIT Encyclopedia of communication disorders são alguns dos títulos das mais de 700 revistas disponibilizadas na plataforma CogNet. Na Arteca, há cerca de 200 e-books e aproximadamente 500 edições de periódicos, entre os quais, Hybrid culture: japanese media arts in dialogue with the west e Contagious e architecture: computation, aesthetics, and space. O acesso às plataformas CogNet e Arteca deve ser feito em computadores da UFMG. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-4627.