UFMG vai às urnas

Chapa 1: a missão da UFMG em foco

A Chapa 1 se referencia no papel transformador da Universidade, que infunde vida nova, por meio da geração e disseminação do conhecimento

A comunidade acadêmica da UFMG anseia pelo seu fortalecimento como instituição pública, gratuita, autônoma, de qualidade e socialmente comprometida. O novo Reitorado deverá estar focado nesses princípios num

horizonte sócio-político-institucional que se afigura complexo e marcado por múltiplas adversidades. Só a condução diligente de um projeto coletivo e democrático garantirá a vitalidade da instituição segundo princípios que a têm alentado há décadas. Uma gestão de excelência deverá ousar para cumprir a louvável missão da UFMG, conferindo-lhe vida nova em tempos desafiadores.

A UFMG em Foco – Chapa 1 aposta numa gestão fundada na ampla participação dos membros da comunidade acadêmica, abrigando e estimulando trocas de experiências e ideias em ambientes ricos em pluralidade e diversidade. Essa será a base estratégica do Reitorado para superar os desafios que se apresentam, implementar melhorias e ampliar as conexões entre a Universidade e a cidade. O nome da chapa faz referência à necessidade de focar aspectos verdadeiramente relevantes para todos e para a consolidação de uma Universidade cada vez melhor. 

Renato e Carmela acreditam na renovação do Reitorado com base em propostas consistentes e na gestão coletiva 

Renato e Carmela acreditam na renovação do Reitorado com base em propostas consistentes e na gestão coletiva Foca Lisboa/UFMG

A proposta de Renato e Carmela foi construída a muitas mãos e envolveu pessoas que compartilham o apreço pela vida acadêmica democrática, inclusiva, autônoma, empreendedora e cidadã. O programa da UFMG em Foco apresenta perspectivas ousadas para a geração e disseminação do conhecimento – na graduação, extensão e pesquisa –, sempre guiado pela busca de excelência e da inovação. O nome da chapa faz referência à necessidade de focar aspectos verdadeiramente relevantes para todos e para a consolidação de uma Universidade cada vez melhor.

Conheça Renato e Carmela

A união de Renato e Carmela se deu logo no início do processo preparatório para as eleições, o que permitiu uma frutífera complementação entre as competências e potencialidades de ambos e resultou em uma proposta consistente, franca, viável e inspiradora.

Os candidatos têm trajetórias com ampla experiência acadêmica e também na gestão da Universidade. Demonstram compromisso, vontade e capacidade para fazer acontecer. Reconhecem que é preciso ir além das palavras – realizar, estar perto, integrar, evoluir. E têm toda disposição para fazer isso.

Renato de Lima Santos

Movido por desafios, Renato é médico veterinário e mestre pela UFMG, PhD em Patologia Veterinária pela Texas A&M University, pós-doutor pela University of California at Davis e Livre Docente pela Unesp, com aperfeiçoamento no Institut Pasteur – Paris. Atua como professor titular e orientador de mestrado e doutorado na Escola de Veterinária da UFMG e é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A.

Como gestor, além de dirigir a Escola de Veterinária, desde 2014, foi presidente da Associação Brasileira de Patologia Veterinária (2009-2011) e pró-reitor de Pesquisa da UFMG (2010-2014). Atualmente, preside o Conselho de Curadores da UFMG. Ele acredita no conhecimento como força transformadora que muda perspectivas, abre caminhos, inaugura oportunidades e contribui para uma Universidade gerenciada de forma democrática e geradora de benefícios que contemplam a sociedade como um todo.

Carmela Maria Polito Braga

Graduada em Engenharia Elétrica pela PUC Minas, Carmela é mestre e doutora na mesma área pela UFMG, com doutorado sanduíche no Engineering Science da University of Oxford, Inglaterra. Sua trajetória é marcada pela atuação próxima dos estudantes e da gestão. É professora associada do Departamento de Engenharia Eletrônica, coordenou diversos projetos de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico e de ensino e atuou como membro da Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2004 a 2007) e pró-reitora adjunta de Graduação (2005 a 2010). Atualmente é coordenadora do colegiado de Engenharia de Controle e Automação, posto que já ocupou anteriormente (2002 e 2004). Carmela aposta em uma gestão participativa e próxima dos discentes, TAEs e docentes.

Princípios que inspiram

Com foco na missão da UFMG, a Chapa 1 tem compromissos que abrangem a diversidade, a excelência e a transformação

A UFMG Em Foco é pautada pela convicção de que é preciso, continuamente, fortalecer a missão da Universidade de transformar as pessoas e a sociedade, por meio da geração e disseminação do conhecimento. Para cumprir sua missão de infundir vida nova, é preciso que a própria instituição se reinvente frente às mudanças conjunturais e abra novos horizontes para a pesquisa, o ensino e a extensão que produz.

A Chapa 1 tem proposta construída a várias mãos
A Chapa 1 tem proposta construída a várias mãos Amanda Salomão

A Chapa 1 tem compromissos com 

1. a universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, com autonomia didático-científica,     administrativa e de gestão financeira e patrimonial,

2. a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e fazer avançar o pensamento, a arte e o saber,

3. o reconhecimento, incentivo e proteção da diversidade como um patrimônio ético e acadêmico,

4. a liberdade de manifestação de pensamento e com todos os demais direitos e garantias fundamentais,

5. a democracia e com a gestão democrática e respeito aos seus órgãos colegiados,

6. a excelência da UFMG, em todas as suas áreas de atuação, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, 

7. a democratização para o acesso e permanência na UFMG, com inclusão, diálogo, pluralismo, compartilhamento, solidariedade, colaboração, interação, convergência e criatividade,

8. a ampliação e melhoria dos programas de assistência estudantil,

9. o permanente diálogo com estudantes, valorização das representações nos órgãos colegiados e incentivo às diferentes formas de organização estudantil,

10. a valorização do corpo técnico-administrativo, de seus conhecimentos e o reconhecimento de sua contribuição,

11. a promoção da qualificação dos servidores técnico-administrativos e docentes,

12. o acolhimento e inserção dos novos servidores técnico-administrativos e docentes,

13. as práticas de governança pautadas pela cooperação, liderança compartilhada, transparência, integridade e responsabilidade social,

14. a internacionalização que proporcione novas oportunidades para todos os públicos da comunidade universitária,

15. a cooperação interinstitucional, sempre com foco no interesse público,

16. a inovação nos processos de geração, desenvolvimento, transmissão e aplicação do conhecimento,

17. a transdisciplinaridade em todas as dimensões acadêmicas, com fortalecimento do Instituto de Estudos Avançados ­Transdisciplinares,

18. a inovação tecnológica e o empreendedorismo na UFMG,

19. o desenvolvimento das atividades de extensão universitária,

20. a sustentabilidade ambiental, por meio da implantação de uma agenda verde, 

21. a acessibilidade, a mobilidade e a segurança da comunidade universitária e de outras pessoas que frequentam os campi,

22. o zelo, a defesa e a manutenção dos bens patrimoniais, fundamentados nos princípios éticos.

Acredito que a disponibilidade do Renato e da Carmela para ouvir as pessoas é a melhor contribuição que eles têm a dar. No programa da UFMG em Foco estão contempladas propostas que visam atender demandas de toda a comunidade acadêmica 

Marcos Murta, servidor técnico-administrativo da UFMG

Eu apoio o Renato e a Carmela por entender seu comprometimento com a missão da UFMG: transformar as pessoas e, a partir delas, a sociedade.

Roberto Baracat, professor da Escola de Veterinária

As propostas e princípios de Renato e Carmela confirmam que eles são os que têm melhores condições de responder às principais questões da Universidade.

João Furtado, professor titular do Departamento de História da Fafich

Propostas coletivas, objetivos comuns

Ensino, pesquisa e extensão

Renato e Carmela propõem ações que visam ao avanço de todos os níveis de ensino na UFMG e materializam o compromisso fundamental da instituição com a transformação das pessoas. Para a graduação, têm como compromisso fortalecer a promoção do conhecimento, por meio de iniciativas de inovação do modelo educacional, tendo os alunos como protagonistas do processo de aprendizado, fortalecendo a flexibilização e a inter e transdisciplinaridade.

Entre as diversas iniciativas, ­desta­cam-se uma política de acolhimento acadêmico dos novos docentes, criação de condições para que o aluno do noturno tenha vivência acadêmica equivalente à do aluno do turno diurno, avaliação qualitativa dos cursos criados no âmbito do programa Reuni, visando maximizar o aproveitamento acadêmico dos alunos e mitigar retenção e evasão.

Na área de ensino, propõem, ainda, apoio e valorização do Colégio Técnico, como referência no ensino técnico profissional, apoio ao Centro Pedagógico, como referência em educação básica e como laboratório para geração e aperfeiçoamento de políticas públicas, e aprimoramento do modelo de EaD.

As propostas para a pós-graduação, ancoradas no tripé qualidade-integração-inserção social, visam elevá-la à posição de reconhecimento internacional, por meio da melhoria da infraestrutura e intenso incentivo à internacionalização e à ­transdisciplinaridade.

A UFMG em Foco propõe, ainda, ampliar a qualificação da produção científica, tanto de publicações quanto de outras formas de produção vinculadas ao desenvolvimento tecnológico, à inovação e à geração de propriedade intelectual, reconhecendo, ao mesmo tempo, as particularidades das áreas das humanidades e das artes.
Na área de extensão, os esforços estarão voltados para aprofundar ainda mais a experiência proporcionada pelas atividades de extensão no ensino, além de buscar mais recursos para projetos e programas e modernização de instrumentos de gestão da extensão, particularmente pela modernização do SIEX.

Cultura

A chapa UFMG em Foco buscará mobilizar a comunidade para projetos de cultura e encontrar, de forma conjunta, meios para garantir aportes financeiros e de recursos humanos a espaços dedicados a essas atividades, além de elaborar propostas inovadoras para proporcionar maior visibilidade à produção cultural e ao acervo da Universidade.

Internacionalização

Visando transformar a UFMG em uma universidade cosmopolita, atraente para estudantes e acadêmicos de todo o mundo, a Chapa 1 tem como propostas criar oportunidades para que TAEs e docentes tenham acesso a intercâmbios; promover ações de cooperação acadêmica e científica e desenvolver estrutura para recepção adequada de estudantes estrangeiros.

Assuntos estudantis, assistência, inclusão e permanência 

As propostas nessa área têm como ponto central o fortalecimento de ações já realizadas pela Universidade e o desenvolvimento de políticas voltadas à equidade e ao acesso integral de estudantes de baixa condição socioeconômica à vida acadêmica. Além disso, visam à valorização e ao incentivo à participação dos estudantes nos órgãos colegiados, estímulo à prática de esportes e qualificação dos espaços de convivência. Serão também desenvolvidas ações visando à saúde mental e à prevenção de sofrimento psicológico.
Gestão administrativa
Entre as propostas, destacam-se o desenvolvimento de boas práticas de governança e a modernização dos processos administrativos. Outro aspecto relevante nesse processo é a participação e a contribuição destacada dos servidores técnico-administrativos nos processos de tomada de decisão na Universidade.

Gestão de pessoas

Nesse âmbito, pretende-se criar ações de valorização e capacitação permanente dos servidores, por meio de iniciativas que contribuam para a qualidade de vida e para o constante desenvolvimento técnico, entre as quais, a criação do Mestrado Profissional em Gestão Pública. Estruturar, de forma conjunta, uma política de RH que possibilite maior flexibilidade na movimentação dos servidores no âmbito da UFMG, adequação de competências com o exercício profissional, criação de comissão de TAEs e de critérios objetivos para a alocação de vagas de TAEs, que previnam a perda de capital humano. O acolhimento acadêmico de jovens docentes, visando ao pleno desenvolvimento de seu potencial, será política prioritária na gestão.

Gestão e sustentabilidade ambiental

A Chapa 1 promoverá a Agenda Verde na UFMG, com a ampla participação da comunidade, com objetivo de renovar práticas ambientais cotidianas no território universitário. Equipes de especialistas em ciências socioambientais e de energia trabalharão para pôr em prática, de forma sistêmica e integrada, modalidades inovadoras de tratamento das questões socioambientais. 

Infraestrutura e transporte 

Entre as propostas da chapa, está a revitalização da infraestrutura e áreas físicas e a melhoria das condições de mobilidade – circulação, trânsito e estacionamentos. Destacam-se, ainda, a normatização dos procedimentos para contratação e execução de obras e a realização de gestão efetiva junto ao MEC e a outros órgãos do Governo Federal, visando à retomada das obras paralisadas ou não iniciadas e ao adequado dimensionamento dos serviços de manutenção. O programa também contempla a criação e a adequação de locais de convivência, além do desenvolvimento e implantação de projetos de acessibilidade e de prevenção e combate a incêndio e pânico.

Segurança universitária 

Renato e Carmela acreditam que as soluções nessa área devem ser encontradas de forma conjunta com a comunidade acadêmica. No entanto, já propõem a adoção de algumas medidas, como o incremento do sistema de monitoramento eletrônico,  o desenvolvimento de sistema de coleta de informações para acompanhamento contínuo das condições de segurança e a reestruturação e treinamento permanente das equipes de vigilância.

Hospitais e clínicas

A Chapa 1 apoia o permanente aprimoramento do processo de matrícula continuada, atendendo aos alunos e docentes que desempenham atividades em centros e clínicas de saúde, fora do período letivo. Reconhece o importante papel de hospitais universitários e clínicas na produção do conhecimento, na formação de recursos humanos, na pesquisa e na avaliação de novas tecnologias em saúde. Assume compromisso incondicional com o bom funcionamento dessas estruturas, por meio da contínua renovação, atualização e manutenção dos equipamentos e fornecimento regular de insumos. Atuará firmemente pela transferência definitiva do Hospital Risoleta Tolentino Neves para a UFMG e pela construção das clínicas de fisioterapia e terapia ocupacional.

Conheça as propostas de Renato e Carmela na ­íntegra pelo site www.ufmg.br/renato-carmela ou pelas redes sociais:

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