As teses do ano

Inglês a distância

Estão abertas as inscrições para o curso on-line de língua inglesa My English Online (MEO), do Programa Idiomas sem Fronteiras. Gratuito, o curso é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Capes. Podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes da UFMG.

O edital está disponível no site do programa, que abriga também o teste de nivelamento. Com base no resultado dessa avaliação, o interessado será matriculado em um dos cinco níveis do curso: Iniciante, Básico, Pré-intermediário, Intermediário e Avançado. As inscrições vinculadas à chamada atual serão encerradas em junho de 2019.

Língua de sinais americana

Neste mês, o Espaço do Conhecimento UFMG vai promover uma aula básica sobre a Língua de Sinais Americana (ASL), que é a forma de comunicação entre surdos e ouvintes mais utilizada no mundo. Além dos Estados Unidos, países como Canadá, Filipinas, Hong Kong, México, Porto Rico e Nigéria também usam a ASL.

Gratuita, a aula será ministrada no dia 18, sábado, às 10h. Para participar, o interessado deve se inscrever pelo e-mail libras.conhecimento@gmail.com. O ­Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700. O telefone é o (31) 3409-8350.

Fígado

Gustavo Menezes, professor do ­Instituto de Ciências Biológicas (ICB) que é líder do Center for Gastrointestinal Biology (CGB), vai ministrar, no dia 27, às 9h, a palestra O fígado como um filtro imunológico, no Núcleo de Ciências da Saúde (5º andar) do Hospital Felício Rocho.

O evento é uma realização do Liver Center at UFMG, centro de pesquisa e estudo do fígado, estruturado neste ano por meio de parceria com a Universidade Yale, dos Estados Unidos. O Hospital Felício Rocho fica na Avenida do Contorno, 9.530, Barro Preto.

Resistência ao nazismo

O Centro de Memória da Faculdade de Letras abre, nesta quinta-feira, dia 9, a exposição A Rosa Branca: a resistência de estudantes contra Hitler – Munique 1942/1943, fruto de parceria entre o Instituto Goethe e a Fundação Rosa Branca, ambos da Alemanha. A exposição reúne 17 painéis que apresentam a história, as ações e o conteúdo dos panfletos escritos pelo grupo de resistência denominado Rosa Branca, criado por seis estudantes da Universidade de ­Munique, cuja principal ação foi produzir e distribuir panfletos contra o regime de Adolf Hitler.

Com curadoria do alemão Volker Jaeckel, professor da Faculdade de Letras, a mostra fica em cartaz até 12 de dezembro e pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 21h. Informações podem ser solicitadas pelo e-mail memoria.fale@gmail.com e pelo telefone (31) 3409-5180.

Três integrantes do movimento Rosa Branca
Três integrantes do movimento Rosa Branca George (Jürgen) Wittenstein / akg / Latinstock/ https://www.goethe.de/ins/br/p...

Geodesign

A Escola de Arquitetura e o campus Pampulha vão sediar, de 11 a 14 de dezembro, o evento Geodesign South America 2017 – strategic planning for alternative futures. O objetivo é reunir pesquisadores sul-americanos que utilizam tecnologias da informação e geoinformação para planejamento em diversas escalas, da construção e do design urbano à paisagem e ao planejamento regional. Segundo os organizadores, ferramentas e técnicas poderosas vêm sendo desenvolvidas para fazer frente aos desafios postos pelo crescimento das cidades e pela urgência de proteção do meio ambiente.

Promovido pelo Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura, o evento vai contar com palestras de Carl Steinitz (Harvard University), Michael Flaxman (um dos fundadores do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology), Alenka Poplin (Iowa State University), Clodoveu Davis Júnior (Departamento de Ciência da Computação da UFMG) e Ana Clara Moura (Escola de Arquitetura da UFMG). Inscrições de participantes podem ser feitas até 10 de novembro, no site do evento.

Diploma estrangeiro

Estão abertas, até 12 de dezembro, as inscrições de pedidos de revalidação de diplomas de graduação expedidos por instituições estrangeiras. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Plataforma Carolina Bori; após preenchimento de todas as vagas para determinado curso, o sistema aceitará inscrições apenas para fila de espera. Não há restrição para qualquer instituição estrangeira, mas o processo de revalidação para o curso de Medicina, especificamente, continua suspenso.

Os pedidos devem ser feitos por brasileiros ou estrangeiros em situação legal no Brasil. Caso o diploma do requerente se refira a curso inexistente na UFMG, ou ainda não reconhecido pelo MEC na Universidade, o interessado deverá indicar, durante sua inscrição, a formação que mais se aproxime do curso feito no exterior. O edital e a tabela com os cursos oferecidos pela UFMG reconhecidos pelo MEC podem ser consultados na própria plataforma

A abertura do processo, conduzido pela Prograd, custa R$ 962,54, mas o interessado pode requerer análise socioeconômica da Fump para tentar a isenção parcial ou total da taxa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail revalidacao@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-3911 e 3409-6433.