Supercondutividade fotônica

Vitória na Finlândia

Os estudantes de Medicina da UFMG Bruno Nascimento e Mariane Melo, integrantes da equipe Rhythm Watch, venceram, na última semana, em Helsínque, Finlândia, a competição Ultrahack 2017 Sprint II, um dos mais importantes eventos de inovação da Europa. Eles apresentaram um aplicativo para smartphones e relógios inteligentes capaz de melhorar a qualidade de vida de pacientes com Mal de Parkinson e de outros idosos. O aplicativo monitora os tremores e os batimentos cardíacos, regula as tomadas de medicamentos e informa os familiares sobre o estado do paciente.

A equipe vencedora conta ainda com a colaboração do professor da Faculdade de Medicina Frederico Garcia e do cientista da computação Alex Gonçalves, graduado pela UFMG. A equipe foi formada pela fusão da Pharmaview e da MedTechBr, campeãs das duas últimas edições do UFMG Challenge. O Ultrahack Sprint II reúne estudantes do mundo todo para competir em diferentes hackatons (maratonas de desenvolvimento de ideias).

Plantas úteis

Uma década de pesquisas sobre as plantas úteis nativas do Brasil, especialmente as medicinais, será comemorada no próximo dia 2 de dezembro, em seminário no ­Museu de História Natural e Jardim Botânico. ­Criado em 2007, o Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (Ceplamt) da UFMG dedica-se a estudos de recuperação e divulgação de informações históricas e técnico-científicas, com publicação de livros, realização de oficinas e outras atividades em parques e escolas.

Os trabalhos do Ceplamt são conduzidos por grupo de pesquisadores de diferentes áreas e instituições, além de estudantes de graduação e pós-graduação. O Centro tem o objetivo de contribuir para a preservação da vegetação nativa do Brasil e promover seu melhor aproveitamento.

No evento, será anunciada a retomada do Circuito das Plantas Aromáticas e Medicinais, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. Paulo Sérgio Beirão, professor da UFMG e diretor científico da Fapemig, fará a conferência Oportunidades e desafios para a pesquisa em Minas Gerais. Interessados em participar da programação, que começa às 9h, devem confirmar presença pelo e-mail contato.dataplamt@gmail.com.

Sandra e Alessandro foram eleitos para dirigir a UFMG no quadriênio 2018-2022
Sandra e Alessandro foram eleitos para dirigir a UFMG no quadriênio 2018-2022 Foca Lisboa/UFMG

Consulta à comunidade

Com 65,67% dos votos ponderados, a chapa 2, UFMG Pública e Diversa, formada por Sandra Goulart Almeida (Faculdade de Letras) e Alessandro Fernandes Moreira (Escola de Engenharia), venceu o segundo turno da consulta à comunidade acadêmica que subsidiará a escolha do Reitorado que dirigirá a UFMG no quadriênio 2018-2022. A votação foi realizada nos dias 21 e 22 de novembro. A chapa 1, UFMG em Foco, formada por Renato de Lima Santos (Veterinária) e Carmela Polito Braga (Engenharia), recebeu 34,33% dos votos válidos ponderados. O pleito teve ainda 0,82% de votos brancos e 2,03% de votos nulos.

A consulta à comunidade universitária é realizada para composição da lista tríplice, que será formulada pelo Colégio Eleitoral no dia 12 de dezembro e encaminhada ao Ministério da Educação para definição do novo Reitorado. O Colégio Eleitoral é formado pelos integrantes do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Curadores.

Atual vice-reitora, Sandra Goulart Almeida é professora titular da Faculdade de Letras, pesquisadora 1C do CNPq e bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig (2007-2017). Formada em Letras pela UFMG, com mestrado e doutorado pela Universidade da Carolina do Norte e pós-doutorado pela Universidade Columbia (EUA), Sandra foi diretora de Relações Internacionais da UFMG e atuou na Capes.

Alessandro Fernandes Moreira é professor associado e diretor da Escola de Engenharia. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, com mestrado pela mesma instituição e doutorado pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), ele coordena o Programa de Inovação para Educação em Engenharia (ENG200) e o convênio entre a UFMG e a Universidade da Califórnia em Berkeley, com a participação da Fiemg e do BH-TEC.

Universidade empreendedora

A UFMG é a segunda universidade “mais empreendedora” do Brasil, segundo ranking divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). A pesquisa, que considerou dados fornecidos pelas universidades e respostas de mais de dez mil estudantes, contemplou aspectos como cultura empreendedora, inovação, capital financeiro, internacionalização, infraestrutura e extensão.

O Índice Universidades Empreendedoras (IUE 2017), que inclui 55 instituições, classificou a USP em primeiro lugar. A pesquisa foi realizada entre junho e agosto deste ano.

Chamada universal

A Fapemig selecionou, por meio de chamada universal, 692 projetos desenvolvidos por pesquisadores de instituições mineiras. O total aportado é de R$ 25,7 milhões, e cada projeto receberá até R$ 60 mil. Foram contempladas 205 propostas da UFMG que investigam temas como as ocupações pré-coloniais na região de Diamantina, a formação de professores de educação física e os efeitos de embalagens inteligentes na maturação do queijo minas artesanal. O melhoramento genético da pinheira, o planejamento metropolitano mineiro e a recuperação de córregos urbanos também estão entre os temas de  outras pesquisas escolhidas pela Fundação. Concorreram 2.218 projetos. A lista dos selecionados pode ser consultada neste documento.