Antártica, aqui

Acontece

Coltec

Até 22 de dezembro, o Colégio Técnico (Coltec) recebe inscrições para o processo seletivo de dois cursos técnicos: um na área de desenvolvimento de sistemas e outro na de biotecnologia. Elas deverão ser efetuadas, exclusivamente, via internet, em formulário eletrônico disponível na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

Serão ofertadas 72 vagas, distribuídas entre os dois cursos – que têm duração de até dois anos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4962, pelo e-mail diretoria@coltec.ufmg.br e no edital disponível no site da Copeve.

Cursos de férias

De 11 de dezembro a 12 de janeiro, o Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras receberá inscrições para cursos de férias que serão realizados em janeiro e fevereiro: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, latim, libras, português para estrangeiros e português para brasileiros.

Os interessados deverão se inscrever pelo site da Fundep ou pessoalmente, em posto de atendimento na Praça de Serviços, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas no site do Cenex, pelo e-mail cenexatendimento@yahoo.com.br e pelo telefone (31) 3409-4220.

Arquiteta do ano

A professora Marieta Cardoso Maciel, da Escola de Arquitetura, recebeu o 12º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Ela foi escolhida na categoria Setor Público, sobretudo por seus projetos desenvolvidos para a Prefeitura de Belo Horizonte. A premiação foi entregue no último dia 2.

Formada pela UFMG, Marieta lecionou na instituição durante quatro décadas e participou também de projetos de pesquisa e extensão. Aposentou-se em outubro deste ano, como professora titular. Durante sua gestão na vice-diretoria da Escola, fundou, juntamente com o professor Leonardo Barci Castriota, o Programa Arquitetura Pública, iniciativa de extensão baseada na parceria da Escola com prefeituras mineiras. Muitos alunos que atuaram como bolsistas foram contratados pelas prefeituras para conduzir a implantação dos projetos.

Vista aérea do campus Saúde, que abriga atividades dos cursos avaliados no Enade 2016
Vista aérea do campus Saúde, que abriga atividades dos cursos avaliados no Enade 2016 Lucas Braga/UFMG

Nota máxima no IGC

A UFMG recebeu nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado no dia 24 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio ­Teixeira (Inep). A instituição manteve o mesmo desempenho de todas as avaliações anuais anteriores. Por esse índice, a UFMG é a terceira mais bem avaliada universidade do país. Unicamp e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lideram o levantamento, nessa ordem. 

O cálculo do IGC considera a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, com base em dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Os 13 cursos de graduação na área de saúde oferecidos pela UFMG, cujos alunos participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2016, receberam nota 4. Mais informações sobre os resultados obtidos pela UFMG e detalhes sobre a interpretação dos indicadores podem ser lidos em documento da Diretoria de Avaliação Institucional.


Geodesign

O Programa Cátedras Fundep/Ieat recebe, neste mês, o professor Carl Steinitz, emérito da Harvard Graduate School of Design. Durante sua estada de seis dias, Steinitz realizará seminários para alunos da pós-graduação, participará de reuniões com grupos de pesquisa que desenvolvem metodologias em geodesign e ministrará conferência aberta à comunidade.

A conferência On negotiation as a geodesign method (A negociação como um método de geodesign) será realizada no dia 11 de dezembro, a partir das 18h, no auditório da Reitoria. Haverá tradução simultânea e será emitida declaração de participação. Inscrições para a conferência podem ser realizadas por meio de formulário online

Criador do principal método de geodesign, estrutura processual utilizada nas várias etapas da gestão territorial, Carl Steinitz abordará o papel da negociação e do uso de metodologias que, aplicáveis em diferentes escalas, têm implicações poderosas para o emprego de tecnologias de geoinformação, como o Geographic Information System (GIS, Sistema de Informação Geográfica), o geodesign e o Building Information Modeling (BIM, Modelagem de Informações da Construção).

UFMG Jovem

Duas chamadas publicadas pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC) definem as regras de participação na 19ª edição da UFMG Jovem, feira anual de ciências que será realizada de 25 a 27 de outubro de 2018, no campus Pampulha. De 20 de fevereiro a 21 de agosto, podem ser inscritas propostas de trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural realizados por professores e alunos de escolas públicas e privadas da rede de ensino de Minas Gerais. Já no período de 2 de abril a 31 de agosto, ­podem ser inscritos artistas e grupos artístico-culturais escolares interessados em se apresentarem durante o evento. Mais informações estão disponíveis nas chamadas para trabalhos técnicos e de apresentações culturais

Aberta à visitação pública, a Feira de Ciências UFMG deverá reunir até 80 trabalhos técnico-científicos, sendo 30 na categoria Ensino Fundamental e 50 na categoria Ensino Médio, em todas as suas modalidades.