Universos em expansão

Acontece

Extensão em Natal
Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU 2018), que será realizado de 28 a 30 de junho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Trata-se do maior encontro brasileiro de extensão com participação de instituições públicas de ensino superior (Ifes). O tema desta edição é Extensão e sociedade: contextos e potencialidade

As inscrições para participação e apresentação de trabalhos deverão ser realiza- das até 22 de março. Outras informações e o link para as inscrições estão disponíveis no site do evento. Na UFMG, a área de extensão registrou, em 2017, 3.309 ações, entre programas, projetos, eventos, cursos e prestações de serviço. As atividades envolveram mais de 2,2 mil professores, quase cinco mil estudantes de graduação e mais de 1,3 mil de pós-graduação. Quase duas mil ações continuam em desenvolvimento neste início de 2018. 

Comunicação científica
O British Council abriu chamada para cientistas e pesquisadores interessados em participar da terceira edição do FameLab Brasil, que classifica para uma das principais competições internacionais de comunicação científica do mundo, a FameLab Global. As inscrições terminam no dia 28 de fevereiro, e o vencedor brasileiro viajará até a Inglaterra, com despesas pagas, para a disputa mundial. 

Neste ano, o desafio é produzir um vídeo de três minutos para explicar um conceito científico ou tecnológico e mostrar sua importância ou impacto na vida cotidiana. As inscrições podem ser efetuadas no site do British Council.

Os autores dos 30 melhores vídeos serão treinados para se apresentarem, em abril, no Museu do Amanhã, diante de um comitê avaliador. E dez finalistas concorrerão ao grande prêmio, que é a viagem ao Reino Unido, em junho.

Domingo no Campus
Servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFMG que desejarem promover atividades no âmbito do Domingo no Campus devem enviar suas propostas até 19 de fevereiro. As sugestões selecionadas vão integrar a programação das três edições que serão realizadas neste ano, sendo a primeira no dia 8 de abril. Aberto ao público, o evento ocorrerá no campus Pampulha – gramado da Reitoria, bosque da Escola de Música e Praça de Serviços. 

Flagrante de edição do evento: Comunidade voltará ao campus Pampulha em 8 de abril
Flagrante de edição do evento: Comunidade voltará ao campus Pampulha em 8 de abril Foca Lisboa/UFMG

As propostas podem contemplar práticas artísticas e culturais, atividades esportivas e brincadeiras. Não há orçamento para cachês e produção. A seleção será feita pelas pró-reitorias de Extensão e de Assuntos Estudantis. Dúvidas relacionadas ao preenchimento do formulário eletrônico e à infraestrutura disponibilizada podem ser esclarecidas pelo e-mail producaocultural@proex.ufmg.br. Outras informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.

Artes em oficinas
O Centro Cultural UFMG recebe, até 11 de fevereiro, propostas de oficinas que serão realizadas de março a novembro deste ano. As atividades do projeto Oficina para todos, que serão ofertadas gratuitamente, deverão abranger as áreas de artes visuais, artes cênicas, literatura, música, patrimônio e memória. 

As inscrições são gratuitas. As propostas estão condicionadas ao exame prévio de compatibilidade e interesse do Centro Cultural. Mais informações podem ser obtidas na chamada pública, disponível no site do órgão. Dúvidas deverão ser tratadas pelo email programa@centrocultural.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-8280. 

Colaboração internacional
O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) abriu inscrições de indicações para as Cátedras Santander de Estudos Ibero-latino-americanos, para as Cátedras Fundep/ Ieat e para o Programa Professor Residente. 

Com inscrições até 15 de março, as Cátedras Santander são abertas a pesquisadores de referência internacional, nas diversas áreas do conhecimento, indicados por docentes da UFMG em exercício, por eméritos ou aposentados que exerçam atividades como voluntários na instituição. Há até duas vagas, com vigência de junho a novembro de 2018, e as atividades poderão ser desenvolvidas em períodos de sete a 30 dias. Os catedráticos receberão apoio logístico e operacional e deverão realizar conferências, palestras, reuniões e minicursos. 

As Cátedras Fundep/Ieat são divididas entre as modalidades Visitantes, com permanência de sete a 19 dias, e Residentes, de 20 a 60 dias. O programa é destinado a pesquisadores reconhecidos internacionalmente em suas linhas de pesquisa e que já desenvolvam trabalhos em colaboração com professores residentes do Ieat ou com grupos de pesquisa consolidados da UFMG. Eles devem ser indicados por docentes da Universidade. Há previsão de pagamento de diárias. O prazo de inscrições encerra-se em 15 de março. 

No caso do Programa Professor Residente, há seis vagas para docentes da UFMG em exercício e eméritos ou aposentados que desenvolvam atividades como voluntários na Univer- sidade. Os professores devem ter contribuição expressiva na formação de recursos humanos e alta produtividade em atividades de pesquisa. O residente recebe apoio logístico e recursos para viagens e publicações. As inscrições seguem até 20 de março. Informações sobre os três programas estão disponíveis no site do Ieat