Aberta para balanço

Traduzir diferenças
O tradutor, teórico e crítico literário Márcio Seligmann-Silva vai ministrar, no próximo dia 19, às 14h, a aula magna do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários. Com o tema Traduzir ­diferenças: críticas e paradoxos, a aula será realizada no auditório 1007 da Faculdade de Letras, campus Pampulha. Professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Seligmann-Silva ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura em 2006 e foi finalista na mesma premiação em 2000. Mais informações sobre a participação na  atividade podem ser obtidas pelo e-mail poslit@letras.ufmg.br.

Cinema
Até 27 de março, o projeto ­CineClássico, do Centro Cultural UFMG, exibirá, com ­entrada franca, uma seleção de filmes de diversos gêneros, consagrados pelo ­público e pela crítica. As sessões ocorrerão às terças e quintas, às 19h. Entre outras datas, no dia 20, será ­exibido Ivanhoé, o vingador do rei (EUA, livre, 1952, 106’); no dia 22, A noiva de Frankenstein (EUA, livre, 1935, 75’); no dia 27, o faroeste A face oculta (EUA, livre, 1961, 191’). O Centro Cultural fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8280.

No campus Pampulha, a Biblioteca ­Central exibirá, até julho, na primeira ­quarta-feira de cada mês, filmes de animação, curtas e documentários que tratam de livros e bibliotecas e que envolvem as relações entre memória, lugar e tempo. As projeções serão no auditório do 4° andar da Biblioteca, das 10h às 11h30. O objetivo é proporcionar um espaço para divulgar documentos da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras que possam fomentar discussões acerca dos filmes apresentados.

No dia 4 de abril, será exibida a animação O segredo de Kells. O curta-metragem Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris é a atração do dia 2 de maio. No dia 6 de junho, será a vez do curta A biblioteca, de Jason La Motte. Para finalizar as atividades do primeiro semestre, será exibido, em 4 de julho, o filme Toda a memória do mundo, de Alain Resnais. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-4615.

Justiça espacial

Andreas Philippopoulos-Mihalopoulos, professor da Universidade de Westminster (Reino Unido)
Mihalopoulos é professor da Universidade de Westminster, do Reino UnidoArquivo pessoal

O professor Andreas Philippopoulos-Mihalopoulos, da Universidade de ­Westminster (Reino Unido), vai ministrar, no próximo dia 22, às 18h, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito, a conferência Em busca da justiça espacial. A conferência será em inglês, com tradução simultânea. Será emitida declaração de comparecimento mediante solicitação. As inscrições devem ser feitas pela internet.

Convidado do Programa Cátedras ­Fundep/Ieat, Philippopoulos-Mihalopoulos vai se reunir com grupos de pesquisadores, ministrar workshops e participar de visitas guiadas a ocupações como a da Vila Acaba Mundo, onde são desenvolvidas ações do programa transdisciplinar Polos de Cidadania, que atua desde 1995 na promoção dos direitos humanos e na construção de conhecimento com base no diálogo entre os diferentes saberes.

De acordo com Philippopoulos-Mihalopoulos, a justiça espacial é uma ferramenta de resistência e, ao mesmo tempo, de criatividade, que tem servido à regeneração de ambientes de modos não tradicionais, em termos de economia, inovação, arranjos espaciais, práticas de propriedade, tendências ecológicas e outros.

Invenção e poesia
Oficinas, performances, poesia sonora, livros de artista e outras obras compõem a programação do evento ZIP-Zona de Invenção Poesia &, que o Centro de Memória da Faculdade de Letras promove até 31 de março. Aberta ao público, a mostra tem curadoria do artista Ricardo Aleixo e de alunos e ex-alunos artistas da UFMG.

Às segundas e quartas-feiras, ocorrerão oficinas, performances e leituras em voz alta, entre outras atividades. Interessados em participar podem efetuar inscrição gratuita pela internet.

Canadá
Oportunidades de mobilidade internacional para alunos e docentes serão discutidas no próximo dia 22, às 12h, em palestra que será ministrada por representantes das universidades canadenses do Québec, Laval e Cegec Limoilou. Serão abordados processos de admissão, cursos oferecidos (graduação, especialização, mestrado e doutorado), bolsas de estudos e parcerias para pesquisa. O evento, promovido pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, será realizado no auditório 3 da Faculdade de Ciências Econômicas, campus Pampulha. A palestra é aberta ao público, e não há necessidade de inscrição prévia.

Eleições
Nos dias 3 e 4 de abril, a comunidade universitária vai eleger 17 representantes, entre servidores docentes e técnico-administrativos, para órgãos e comissões da UFMG.

Serão eleitos representantes, titulares e suplentes, para cargos no Conselho Universitário, Conselho de Curadores, Comissão Permanente de Pessoal Docente, Comitê de Ética em Pesquisa, Comitê de Ética no Uso de Animais, Conselho Diretor da Biblioteca Universitária e Conselho Diretor da Moradia Universitária. O mandato é de três anos a partir da homologação das eleições.

Para o processo de escolha, será instalada em cada unidade administrativa e acadêmica uma junta eleitoral/apuradora. Os postos de votação funcionarão no horário das 9h às 17h, ininterruptamente, exceto no Hospital das Clínicas, cujo horário será das 6h30 às 19h30, também de forma ininterrupta. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-4587.