Aberta para balanço

Novos em folha

Comunidade universitária ganha prédios para aulas e moradia; na Farmácia, foi concluído o bloco administrativo

A UFMG inaugura três obras neste mês de março. Os estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Exatas passarão a contar com novo espaço para aulas. O Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), localizado entre o Departamento de Química e o Anexo U do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no campus Pampulha, poderá atender cerca de nove mil alunos. A Faculdade de Farmácia, por sua vez, já pode utilizar o bloco administrativo, e, assim, liberar espaços para as atividades de ensino e pesquisa. E a comunidade da UFMG ganha também a Moradia Universitária 3, no bairro Ouro Preto, que eleva em mais de 50% a capacidade de abrigar estudantes e visitantes.

O CAD 3 possui três salas com 50 lugares, 22 salas de 70 lugares e oito auditórios com 150 cadeiras. Dois pares desses auditórios podem ser transformados em dois anfiteatros para cerca de 300 pessoas.

Concebido pela equipe de arquitetos da UFMG, o prédio tem área total de 27,3 mil metros quadrados e área construída de 10,6 mil metros quadrados, dividida em dois blocos (um para os auditórios e outro para as salas de aula). A configuração interna inclui uma sala de demonstração (para atividades de física, por exemplo) e espaços de apoio.

A obra foi iniciada em outubro de 2012, por empresa selecionada em licitação. De acordo com o pró-reitor de Administração, Mario Montenegro Campos, em razão de cortes e limites de orçamento das universidades federais a partir de 2014, os trabalhos foram interrompidos em 2015 e só foram retomados em dezembro de 2016. “As restrições orçamentárias e, principalmente, a inconstância no recebimento de recursos financeiros nesse período forçaram a UFMG a paralisar as obras”, explica Campos.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), Antonio Flávio Alcântara, conta que é grande a expectativa pela inauguração do CAD 3. Segundo ele, ao menos 20 salas de aula do prédio do ICEx serão liberadas com a transferência das atividades didáticas para o novo prédio. “Esses ambientes serão transformados em laboratórios de pesquisa e de informática, propiciando o aprimoramento do ensino, incluindo a pós-graduação”, diz o diretor, lembrando que o Instituto reúne mais de mil alunos nos programas de pós. “Temos enorme dificuldade de agendar defesas de teses e dissertações.”

CAD 3
CAD 3: área construída de 10,6 mil metros quadrados dividida em dois blocos Foca Lisboa/UFMG

Moradia
Com a inauguração da Moradia Universitária 3, no Bairro Ouro Preto, a UFMG passa a oferecer 1.018 vagas para estudantes que não residem na região metropolitana, o que representa aumento de capacidade superior a 50%. A nova unidade tem 386 quartos individuais, distribuídos em dois blocos, e 45 apartamentos. A área construída é de 8,4 mil metros quadrados. Há um terceiro bloco destinado a uso comum.

O bloco 1 tem cinco pavimentos, e o bloco 2, quatro. Todos os pavimentos têm cinco unidades habitacionais, cada uma delas com quartos individuais, sala, cozinha, banheiros e área de serviço. A área dos apartamentos varia de 150 metros quadrados (para oito moradores) a 162,75 metros quadrados (para nove pessoas).

Os prédios contam com seis elevadores, sistema de aquecimento de água por energia solar e equipamentos que aproveitam a água da chuva para determinados tipos de consumo.

A obra, também concebida pela equipe de arquitetos da UFMG, foi realizada com base em dois convênios firmados com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), responsável pela execução, ao custo total de R$ 30,6 milhões.

Farmácia
Na Faculdade de Farmácia, foi inaugurado, na semana passada, o bloco administrativo, que ocupa o primeiro pavimento do bloco 1 da unidade, em área de 325 metros quadrados. O espaço, construído junto ao edifício que passou a sediar a faculdade em 2004, será ocupado agora pelas salas da Congregação, diretoria, secretaria geral, setores de contabilidade, compras e superintendência administrativa.

As intervenções, realizadas pela Pró-reitoria de Administração por meio da equipe do Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura (Demai) e com orçamento próprio da UFMG – ao custo de cerca de R$500 mil –, incluíram instalações sanitárias, elétricas e de rede de dados, implantação do sistema de ar-condicionado, pintura e instalação de pisos e forro, entre outros serviços. As obras, iniciadas em 2017, foram reivindicadas à Reitoria em 2012, no início da última gestão da Faculdade de Farmácia, liderada pelo professor Gerson Pianetti.

“Agora os espaços nobres do ensino serão liberados para sua finalidade original. Durante todos esses anos, setores administrativos ocuparam salas destinadas a aulas, departamentos acadêmicos, gabinetes de professores. Será criado espaço, por exemplo, para a sala de modelagem química, que nunca fora instalada devidamente”, explica a professora Leiliane Coelho André, diretora da Faculdade.

Itamar Rigueira Jr.