Molécula contra a inflamação

Direitos dos travestis
O livro Entre a batalha e o direito: prostituição, travestilidade e trabalho, de autoria da advogada Olívia Paixão, graduada em Direito pela UFMG no ano passado, foi lançado no último dia 24, em Belo Horizonte. Resultado da experiência vivenciada pela autora no Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG (NUH/UFMG), a obra aborda temas relacionados à regulamentação e efetivação de direitos, especialmente de travestis e mulheres trans que se prostituem. Entre a batalha e o direito custa R$ 35 e pode ser adquirido no site da Editora Metanoia.

Desenvolvimento regional
A UFMG é uma das quatro instituições federais de ensino superior em Minas Gerais selecionadas pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) para conduzir projetos de desenvolvimento regional no estado. O objetivo é aproximar instituições de ensino superior, centros de ciência, tecnologia e inovação, poder público e microempresários para qualificar negócios em diferentes cadeias econômicas. A iniciativa também envolve a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Inicialmente, a participação da UFMG se dará por meio da análise e da certificação de produtos da apicultura no Norte de Minas, com a atuação direta do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. “Esse projeto vai ao encontro da nossa proposta de inserir a UFMG no contexto das cidades onde nossos campi estão localizados, para que possamos desenvolver projetos inovadores com impacto social”, avaliou a reitora Sandra Goulart Almeida, ao fim de encontro em seu gabinete que reuniu representantes do MEC, do governo do estado e os reitores das outras três instituições, no último dia 22.

De acordo com o titular da Sesu, Paulo Barone, estão sendo identificadas, em diálogo com as instituições, agendas de atuação que possam estruturar as comunidades para desenvolver atividades mais valorizadas, que possibilitem geração de emprego e renda e favoreçam a inclusão social e produtiva.

Oficina Bike Anjo em edição anterior do Domingo no Campus
Oficina Bike Anjo em edição anterior do Domingo no Campus Foca Lisboa/UFMG

Domingo no campus
O bosque da Escola de Música, o entorno da Reitoria e a Praça de Serviços abrigam, no próximo dia 8, a primeira edição do Domingo no Campus em 2018. O evento, que será realizado das 8h às 13h, oferecerá sete oficinas, uma delas destinada a crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Outra atração é a já tradicional Bike Anjo, atividade em que ciclistas ensinam pessoas de qualquer idade a andar de bicicleta.

Um cortejo de ritmistas de samba-enredo, bossa e funk encerra o evento no início da tarde. Desdobramento de uma das oficinas do evento, o cortejo fará o percurso entre a Praça de Serviços e a Escola de Música. A programação está disponível na página do evento no Facebook.

Retórica
Termina no próximo dia 30 o prazo para apresentação de comunicações na quarta edição das Jornadas da Associação Latino-Americana de Retórica e no 5º Congresso da Sociedade Brasileira de Retórica, que serão realizados na UFMG e em Ouro Preto, de 20 a 24 de agosto. Serão recebidas inscrições para a apresentação de comunicações de 20 minutos, em sessões paralelas simples ou coordenadas. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Gestão pública
A coletânea A gestão pública na visão dos técnicos-administrativos em educação das universidades públicas e institutos federais tem chamada aberta, até 21 de abril, para submissão de artigos para integrar o quinto volume da publicação. Nesta edição, participam da equipe organizadora e técnica profissionais de 22 instituições de 13 estados. A iniciativa não tem fins lucrativos, e os e-books da coletânea são disponibilizados no site do projeto, onde também estão disponíveis as normas. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail taepublicaartigoselivros@gmail.com

Chamadas da Prae
Iniciativas e projetos acadêmicos de estudantes de graduação podem ser inscritos, até 30 de abril, para concorrer a recursos de duas chamadas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). As candidaturas a financiamento podem ser apresentadas por estudantes organizados em coletivos, grupos de estudos e pesquisas, observatórios, projetos, programas e similares. As propostas devem tematizar ações afirmativas no âmbito da Universidade ou se caracterizar como produções de natureza técnica, científica, artística e cultural.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail chamadaspraeufmg@gmail.com. As instruções estão contidas nos editais Apoio a Propostas de Ação Afirmativa na UFMG e Apoio a Iniciativas e Projetos Acadêmicos de Estudantes de Graduação da UFMG.