Das sufragistas às ativistas 2.0

Mural de oportunidades

Plataforma possibilita aproximação de alunos e egressos da UFMG com o mercado de trabalho

Em mensagem eletrônica que será enviada em ­breve pelo Programa Sempre UFMG, os calouros dos cursos de graduação serão convidados a conhecer a plataforma eletrônica Perfil UFMG – Rede de Oportunidades. Aberta também a ex-alunos, a ferramenta, que pode ser acessada pela internet, reúne informações sobre bolsas e estágios oferecidos na própria Universidade, vagas para emprego e para atuação como trainee ou em trabalho voluntário, em organizações nacionais e estrangeiras.

“O portal funciona como um mural de diversas modalidades de trabalho. Nele, a Universidade disponibiliza aos alunos e ex-alunos um meio de colocação profissional, ao mesmo tempo que possibilita às empresas interessadas acesso fácil a um cadastro organizado de profissionais qualificados pela UFMG”, explica Tatiana Queiroz, coordenadora do programa Sempre UFMG, da Diretoria de Cooperação Institucional (Copi).

Ao entrar na plataforma com login e senha do portal MinhaUFMG, o aluno acessa os próprios dados acadêmicos e pode preencher seu currículo, que será enviado por e-mail aos anunciantes sempre que se candidatar a uma vaga. Os alunos e ex-alunos podem monitorar seus perfis para receber avisos sobre oportunidades que entrarem no sistema. Para tanto, devem acessar o formulário de pesquisa de anúncio e selecionar os filtros de busca de seu interesse. Em seguida, devem clicar no botão “Salvar perfil monitoramento”, no mesmo formulário.

Atualmente, há 467 empresas credenciadas, isto é, autorizadas a fazer anúncios de vagas e a ter acesso aos currículos ativos no Perfil. De acordo com a coordenadora, o fato de o currículo estar na plataforma confere confiabilidade às informações, uma vez que os dados acadêmicos não podem ser editados, pois são migrados diretamente do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). “A chancela da UFMG é uma garantia para os anunciantes e agrega valor ao processo de entrada no mercado”, comenta Tatiana Queiroz. Contudo, destaca a coordenadora, é do usuário a responsabilidade pelas informações pessoais inseridas no sistema – a Universidade não participa da negociação entre as partes.

Tatiana ressalta que, além de preencher o currículo, o aluno ou egresso deve publicá-lo, por meio da caixa de seleção “currículo publicado”, para que os anunciantes possam visualizar as informações e eventualmente entrar em contato. Podem fazer prospecção de candidatos a vagas os representantes de empresas e organizações credenciadas, os docentes do quadro permanente da Universidade e os servidores técnico-administrativos autorizados pela Copi.

Tatiana Queiroz consulta a ferramenta, que tem 467 empresas credenciadas
Tatiana Queiroz consulta a ferramenta, que tem 467 empresas credenciadas Foca Lisboa/UFMG

O sistema é aberto aos alunos regulares e a todos os egressos de cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado da UFMG. “Mesmo pessoas graduadas há mais tempo ou que estejam inseridas no mercado de trabalho, podem, a qualquer momento, pedir o cadastramento no Perfil UFMG”, esclarece a coordenadora, lembrando que é possível atualizar os dados sempre que necessário e gerar link para o currículo na Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O ex-aluno que não se lembrar do login e da senha do minhaUFMG deve entrar em contato pelo e-mail suporte@dti.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4009, para requerer a segunda via dos números de identificação pessoal que possibilitam a recuperação dessas informações.

No âmbito da Universidade, também são divulgadas na plataforma vagas decorrentes de editais, como os recém-lançados pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) – programas de Monitoria da Graduação (PMG), de Monitoria do Ensino Técnico (PMET) e de Incentivo à Formação Docente (PIFD) – destinados a alunos regularmente matriculados. “Temos mais de cem oportunidades ativas, ou seja, vagas abertas em diferentes modalidades, dentro e fora da UFMG”, informa Tatiana Queiroz.

Sempre UFMG
O Perfil UFMG foi desenvolvido pela Diretoria de Cooperação Institucional (Copi) em parceria com o Centro de Computação (Cecom) e com o Laboratório de Ciência da Computação (LCC). A rede de oportunidades é um dos produtos do Programa Sempre UFMG, coordenado pela Copi, que busca aproximar a Universidade de seus ex-alunos. Em meados de 2017, o Perfil foi ampliado para também abranger estudantes de graduação, com o intuito de auxiliar a inserção no mundo do trabalho, proporcionando o contato de estudantes e de profissionais formados pela UFMG com empresas privadas, instituições públicas e organizações do terceiro setor.

Ana Rita Araújo